segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Resenha CD: Gustavo Diaz - Mystic eye

Questionamentos sempre existem em qualquer área ou assunto. No meio musical, houve sempre a questão do CD ou trabalho instrumental apenas. E com isso, perde muito quem deixa de apreciar um bom trabalho instrumental, que está voltado muito mais do que apenas para músicos. Quem tem o prazer de mergulhar nesse mundo, deve ter ideia da época em que tínhamos disponíveis um grande número de guitarristas (principalmente), com seus trabalhos nesse gênero. Monstros das guitarras como Steve Vai, Tony MacAlpine, Vinnie Moore, o incrível Jason Becker, Greg Howe e tantos outros, nos brindaram com seguidos lançamentos nesse formato. E então, nos dias de hoje, já não são tão constantes lançamentos assim, mas felizmente, chega em mãos o trabalho de muito bom gosto, qualidade e técnica, executado pelo guitarrista carioca GUSTAVO DIAZ. Seu CD, "Mystic Eye" contém 09 músicas que traz grandes construções, dentro de influências contendo o heavy melódico, o metal tradicional e pitadas de hard e também, rock progressivo. É uma perfeita viagem nesse registro, que traz uma capa lindíssima, material gráfico de muito bom gosto e o conteúdo é claro, de grande valor. Feeling é uma palavra chave dentro desse registro, onde a técnica faz um passeio certeiro, onde facilmente vai agradar a quem escuta o trabalho de coração aberto, com intenção de ir ao encontro da boa música. O próprio Gustavo produziu esse trabalho, tendo também gravado o baixo e contando com Tcharles Cipriano por conta do teclado e ainda Robson Lima na bateria. Algumas participações como Bu Bolzan (vocal soprano) e Andre Tavares (teclado), também são parte desse time que contribuiu para o "Mystic Eye". Conforme a informação acima, o disco contém sim uma pequena incursão vocal, mas no geral, é um trabalho de fato a base instrumental mesmo. 

Quando nos vem ao pensamento guitarristas que estudam, se aprimoram e possuem talento, nomes como Blackmore, Malmsteen e alguns grandes nomes nos surgem. Gustavo é dos que se listam nessa lista, buscando fazer um trabalho com dedicação, técnica, deixando claramente que prefere a música bem feita do que o exibicionismo. Faz trabalho com paixão e busca nesse conteúdo, apenas deixar fluir o que podemos nomear de boa música, música necessária no nosso playlist ou algo ainda como essencial a quem deseja qualidade musical de forma honesta. Durante todo a audição, você vais e familiarizando facilmente e descobrindo que esse é um trabalho que você terá que deixar a mão, para sempre estar novamente apreciando. Com tudo muito bem distribuído, os arranjos elaborados e toda a mesclagem dos estilos citados e a "facilidade" na audição, ou seja, apesar de ser um trabalho instrumental, você nunca tem a sensação de estar ouvindo demais um mesmo instrumento. Considero particularmente que estas pérolas são dignas de atenção, espaço e respeito, pois integram mais um capítulo valioso dentro do heavy metal nacional, que tem se sobressaído sempre por lutar com dificuldades, mas sempre apresentar resultados fantásticos na criação e execução. Abrindo o CD com "Distant paradise", fica claro a lembrança da boa época dos CD's instrumentais que citei inicialmente. 

Ah, como fazem falta os bons solos técnicos e menos exibicionistas nos dias de hoje. Partindo então para "Wisdom and glory", retrata-se aqui o poder sonoro forte da época de ouro do metal, onde havia mais magia, feeling e comprometimento com a qualidade através de recursos mais simples, porém de resultados até maiores dos resultados de grandes exageros da modernidade. É uma música que apreciei muito. Seguindo uma mesma linha, porém com cadenciamento mais variado, a bela "Temple of the lost". Deleite-se com a guitarra, seus solos e acordes. Viajante!! "Ancient secrets" é a próxima, sendo ela mais direta, mais metálica, mais tradicional, onde o baixo reina muito bem, em junção perfeita com uma bateria forte, coesa. A guitarra mais uma vez traz momentos lindos. A boa música é presente no decorrer do CD. "Purple shades of a dream" soa como uma preparação para a música vindoura. Ela se faz mais curta, direta e já deixa o clima na medida para "Race against time", que nos mostra um trabalho forte, cativante e solos mais técnicos. Uma música bem variada, marcante. A pesada "Don't break the spell" traz um toque de elementos que se somam em sua composição, parece mais ampla musicalmente. "Marching through the flames" é o êxtase musical! é realmente um destaque desse CD, onde vocal soprano, teclados maravilhosos, um andamento de fato muito lindo e solo para te prender a cada acorde. Sua atenção voltará para esta música sempre. É uma obra prima difícil de descrever de melhor forma, que não seja recomendá-los a ouvir imediatamente. E para encerrar, "Maniac in the mirror", que chega mais intensa, trazendo assim, um duelo entre guitarra e teclado. A música tem passagens retratando que a obra se finaliza com grande estilo e então, é hora de colocar o CD para rodar mais uma vez. E além da música que você pode adquirir por um preço bem acessível, de brinde você ainda leva uma belíssima palheta personalizada. "Mystic eye" está à venda por R$12,00 (CD físico) ou então, R$8,00 (Álbum virtual para Download), na página do Gustavo Diaz E você pode conferir algumas música em: https://soundcloud.com/gustavodiazguitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário