terça-feira, 15 de julho de 2014

A Quality Music perguntou: Caso você tivesse que definir para alguém: "Por que você escuta heavy metal?" ou "Qual a razão de você ouvir heavy metal?" ou da mesma forma, "O que te causa ouvir heavy metal?" O que você diria a essa pessoa?

Babi Bueno - O Metal, seja ele em qualquer uma das suas vertentes não é apenas um estilo de música, é um modo de vida, por incrível que pareça! Pessoas se reúnem para curtir um CD novo ou o DVD "daquela banda", defende, usa as camisetas, viaja a outras cidades para ver shows. Isso tudo é muito legal, cria um laço, uma amizade, mesmo com um suposto desconhecido, mas que se assemelha a você pelo gosto musical. Os fãs de metal são exigentes, não se contentam com o básico, pelo contrário, buscam cada vez mais, são fiéis, tem de 15 a 70 anos! É claro que nem tudo são flores, as subdivisões de gênero, criadas pelos produtores musicais e revistas "especializadas" acabam segregando alguns grupos e até mesmo "fechando" o ouvidos de novos fãs para novos sons. Além da super valorização de bandas estrangeiras, que ainda é recorrente. Mas muitas ja estão empenhados em mudar essa situação, acho que em poucos anos isso ainda vai mudar. Acho que é por isso que quem se aproxima do Heavy Metal se apaixona, nunca o esquece e o leva para o resto da vida.


Bia Coutinho - Dentro do rock em geral o heavy metal é uma de suas vertentes que mais me chama atenção, desde o mais extremo até o mais melódico ou progressivo. Tenho 25 anos e desde os meus 15 anos faço parte do underground e escuto bandas de diferentes estilos e o que eu acho mais bacana na minha opinião, é o contexto que se aborda nos discos de heavy metal em geral. São composições inteligentes, que muita das vezes há uma bagagem de pesquisas sobre um determinado tema atrás daquela letra. No entanto, a música também é bem peculiar, cada vertente há uma característica especial que a difere de cada estilo dentro do heavy metal. É um segmento do rock que eu considero completo e rico em musicalidade. Eu diria a uma pessoa que escuto heavy metal porque é algo que me completa como pessoa e como musicista.


Hélio Guará - Diria que o heavy metal, de modo geral é uma espécie de conceito de vida. Você não ouve pra passar o tempo, não é apenas musica que "embala a trilha sonora da sua vida". Não sei se posso chamar de estilo de vida, pois não me vejo como parte do clichê absoluto do "headbanger convencional", mas é com certeza algo que influencia. Uma das coisas que mais acho interessante e fascinante a respeito do heavy metal; os ouvintes sempre estão, de alguma forma, em algum aspecto, se sobressaindo intelectualmente dos demais. Conheço poucos fãs de metal que poderiam ser categorizados "burros", uns são muito mais intolerante que outros, beirando ignorância moral e comportamental na qual desenham comumente o esteriótipo. Mas ainda assim, dentro do domínio deles, da grade de interesse que possuem e que os levam a gostar da musica que gostam, costumam ser brilhantes. Outra coisa que ajuda a embasar esse meu fascínio é: heavy metal, de uma maneira geral, não é um gênero musica fácil de compreender. Não é algo que "na primeira ouvida você entende", o mais comum é no primeiro contato - mesmo pra aquele que futura/potencialmente se tornará fã fiel - não se entenda nada, nem melodia, nem harmonia, nem letra, nem proposta. Nada. E isso ajuda peneirar, de certa forma, pois os que foram impactados positivamente, vão atrás de ouvir de novo e de novo, até entenderem e uma vez cativados de verdade, estarão para sempre comprometidos musicalmente. É bem fácil você ouvir uma musica pop ou comercial e gostar dela. Está tudo ali, fácil entender, fácil assimilar, fácil processar. Muitas vezes mais fácil ainda de se desapegar. Mas a coisa mais interessante sobre heavy metal é: não tem fronteiras. Alguns tipos de musicas são regionais e bairristas; só encontra em determinados lugares e fazem parte de uma cultura intrínseca, muitas vezes exclusiva. Heavy metal por outro lado, tem no mundo todo. Tanto que existem diversos festivais A NÍVEL MUNDIAL com um cast de bandas do mundo todo, que agregam músicos e fãs de todas as partes, todos festejando e celebrando a unica coisa no mundo que os tornam iguais e irmãos uns pros outros: a musica pesada, o heavy metal. É como se fosse uma fraternidade universal, sob qual todos compartilhamos um elo. Não como uma religião, pois a despeito de alguns conceitos de bom senso entre um subgênero e outro, no final tudo é em prol do mesmo tipo de som: não há regras absolutas a serem seguidas, não há líderes dogmáticos, não há culpados ou perdedores. Há apenas headbangers, curtindo todos a mesma música. O Heavy metal. Depois de tudo isso, ainda restam duvidas de porque esse gênero musical é tão foda e do porque seus fãs nunca realmente o abandonam? Eu acho que não...


Carlos Alexgrave Brave - O Heavy Metal para mim em primeiro lugar é meu estilo de vida! Comecei a ouvir através de meu falecido irmão, no final dos anos 80, com as bandas Iron Maiden, Slayer, Venom e Motorhead. Meu irmão tinha muito ciúmes dos LPs dele, eu ouvia escondido quando ele ia ao trabalho. Com dez anos comecei a  vender sorvete na rua, assim comprei minha primeira fita cassete e gravei o disco do Motorhead (On parole) que ouvi por anos. Então creio que o que me levou a ouvir Heavy Metal, é a força que este som sempre possuiu. O Heavy Metal sempre me deu força nos momentos difíceis. Tenho muito carinho por bandas como Bathory na era Viking, pois todos os discos desta época para mim são verdadeiros incentivo para nunca desistir, me provocando sensações de grande auto estima. Varias bandas me proporcionam essa sensação. Quando ouço Heavy Metal me sinto envolto da mais pura satisfação de ter escolhido este estilo de vida que sou apaixonado. Não consigo me imaginar sem o Heavy Metal. Tudo que conquistei na vida, o Heavy metal sempre esteve comigo, tenho uma musica para cada momento da minha vida! O Metal representa para mim o pilar da minha história, onde me encontro comigo mesmo na mais pura intimidade. Considero todos que apreciam este estilo de vida como verdadeiros irmãos, não pela atitude perante a mim, mais sim por levantarem essa bandeira que sou apaixonado que é o Heavy Metal!!

Gustavo Maiato - Eu ouço heavy metal porque é o estilo que mais se comunica comigo. Dentro dele encontro tanto sons pesados e obscuros como belas melodias, baladas, para todos os tipos de sentimentos que eu estiver procurando. Eu escuto outros estilos também, claro, mas com o heavy metal eu me sinto em casa, mais a vontade. O tipo de proposta musical mais técnica, com letras profundas e instrumental trabalhado é difícil encontrar em outro estilo. Acho que é um estilo que exige muito do ouvinte, por isso não é um estilo de massa. Não há uma razão apenas para eu ouvir heavy metal, acho que só quem ouve é que compreende o senso de comunidade que o metal traz e o culto às bandas, aos clássicos, a constante procura por novas sonoridades. Isso tudo é muito apaixonante. E como músico, o metal é seguramente um dos estilos mais complicados de se dominar, em qualquer instrumento. Então é também um desafio. Ouvir metal me causa uma sensação de plenitude, por isso preciso ouvir diariamente. É uma coisa que anda lado a lado com a minha vida. Por isso o clichê de que a vida tem uma trilha sonora. Encontro respostas e perguntas ouvindo metal. 

Vivi Alves - Tudo começou aos treze anos. Antes disso, nunca pude trocar a estação do rádio sem que minhas irmãs berrassem, além disso eu nem sequer alcançava o rádio, pois estava sempre na parte alta da estante.. Comecei com coisa simples e sem nem ao menos saber que aquilo que eu estava escutando era rock. Mas aquela música, ela simplesmente mudava meu estado de espírito. Sempre tive o costume de fechar os olhos para ouvir música e aquela música na época me causou uma sensação muito diferente de tudo o que já havia ouvido antes e foi quando eu descobri que aquilo era Hard Rock. Os anos foram se passando e eu fui experimentando mais e mais, porém, demorei bastante até me "encontrar" com o Heavy Metal. Somente aos 18, quando comecei a frequentar eventos. E foi quando eu senti pela segunda vez na vida (a primeira foi com New age) a sensação mais linda e o estado de espírito mais elevado que uma música pôde me proporcionar. Sim, tive um encontro com o Heavy Metal e a cada banda descoberta, a cada estilo dentro do metal eu ia ficando mais apaixonada. O Heavy Metal faz parte da minha vida, os momentos mais importantes dela ele esteve ao meu lado e eu posso dizer até que tenho uma trilha sonora para a minha vida. E eu pretendo viver isso até a minha velhice, pretendo continuar sentindo a paz e a revolta que ele me traz, pretendo continuar sentindo meu peito aquecer a cada melodia que me cativar, pretendo continuar sentindo a pele arrepiar sempre que a música for mais forte do que eu. Essa é a minha declaração de amor ao Heavy Metal e é  por isso que eu o ouço. Ele me escolheu. 

Bruno Ferreira Val - Tive contato a primeira vez com o Heavy Metal aos 15 anos, quando comprei o álbum Edward The Great, do Iron Maiden. Já tinha ouvido algumas músicas, mas ainda não tinha parado pra ouvir com atenção. A sonoridade da banda me impressionou. Depois disso fui conhecendo cada vez mais bandas, de vertentes diferentes e fui me apaixonando cada vez mais pelo estilo e suas sub-divisões, do Metal clássico do Black Sabbath ao melódico do Epica.  Mas o que me cativou foi a intensidade e a autenticidade do Heavy Metal. Pra mim, nenhum outro estilo consegue exprimir tantas emoções diferentes. É o único estilo que consegue realmente cativar quem ouve e aprecia. Eu consigo encontrar minha identidade na música. Além disso, existe sempre uma música ou banda que se encaixa no momento. Seja ele qual for: Felicidade ou tristeza, euforia ou reflexão, há sempre aquela música que vai se encaixar perfeitamente. Essa profundidade e intensidade que mais me cativam.



Mais uma matéria construída com o apoio dos amigos, que trazem relatos curiosos e interessantes com relação a música pesada em seu dia a dia. O heavy metal traz sentimentos diferentes ao modo de ver de cada pessoa, mas é inegável o quanto o estilo musical é visto também como um estilo de vida, cultura, diversão e arte. Agradeço a todos pela participação. \m/

Nenhum comentário:

Postar um comentário