terça-feira, 20 de maio de 2014

Resenha: Tray Of Gift - The tray of gift

Há alguns anos atrás, por editar fanzines que naquele tempo eu já priorizavam o metal nacional, conheci a banda Tuatha de Danann, ao qual logo me apaixonei pelo trabalho desenvolvido. A banda teve como fundador e guitarrista, Rodrigo Berne, que começou a tocar com 10 anos de idade, com um violão ganhou da avó. Com a banda Dark Subconcious, fez seu show aos 14 anos, sendo o Tuatha de Danann formado quando ele tinha 15 anos. 
Enfim, Rodrigo veio então a formar o Tray of Gift, em 2010, que é uma banda de folk metal, da cidade de Varginha/MG. O primeiro registro da banda, intitulado "The tray Of Gift", é um trabalho que traz características do Tuatha, buscando ainda outras sonoridades através de banjo e flauta, além das influências celta e folk já presentes em seus trabalhos. Interessante é perceber essa junção de elementos muito bem aceita no mundo heavy. É possível dizer que neste trabalho Rodrigo resgata de certa forma o Tuatha de Danann, além de contar com a participação de músicos de qualidade e talento. apesar de ser um material de difícil execução, o resultado teve êxito e foi muito bem recebido. 
Sua formação conta com: Rodrigo Berne (voz, guitarra, banjo, violão e craviola), Giovani Gomes (baixo e voz), Raphael Wagner (guitarra e banjo), Wilson Melkor (bateria e percussão), Felipe Batiston (teclados, voz, violão e banjo), Marcos Teixeira (flauta), e Adriano Sarto (vocal). 
O material registrado faria parte de um novo trabalho do Tuatha de Danann, mas com a parada da banda e isso não poderia ficar no esquecimento, foi um propósito firme que levou Rodrigo a seguir adiante com o projeto. Considerar que o Tray Of Gift seja uma extensão do Tuatha de Danann não é de todo errado, mas outros músicos e um novo nome puderam nos trazer um trabalho sério, de alguém com visão e musicalidade. 
A parte gráfica é de muito bom gosto, com informações necessárias para auxílio no conhecimento do trabalho. Inicialmente como destaque entre as músicas, posso citar "Full of youth". 
Uma música de uma sonoridade linda, trabalho viajante e muito bem construído. "Starry King" é outra faixa que me impressionou, com um andamento mais rápido, tudo muito bem distribuído e que ao vivo deve render bastante no agito. "Its almost improper to ask" também me agradou muito, com melodia e sonoridade de um trabalho agradável a quem aprecia boa música. Por todo o registro a banda apresenta a qualidade já conhecida de seus trabalhos, trazendo sempre a inclusão de novos elementos, acrescentando a musicalidade dentro do contexto que agrada (e muito) ao público voltado ao heavy metal em geral. A banda parece ganhar novos adeptos a cada trabalho que realiza, sendo gravações ou shows. Tuatha de Danann, Kernunna e Tray Of gift são bons exemplos de como o estilo vem ganhando força no Brasil. As músicas contidas neste trabalho são: "Blue corrent", "The tray of gift", "Full of youth", "Starry King", "Sky variations", "Celtic", "Its almost improper to ask" e finalizando "In memorian". Quando pensei ter dito o que poderia sobre este trabalho, vou ouvindo e mais uma vez ouvindo e novamente ouvindo e percebendo que há muito mais o que dizer, mas é algo que realmente você deve buscar por si mesmo ouvir para tomar conhecimento de um trabalho construído com seriedade e profissionalismo, ainda que possa se esperar mais do trabalho da banda que tem grande potencial. Músicos brasileiros tem grande capacidade de criação e execução e por certo, merecem muito mais atenção por parte dos apreciadores da boa música. Os recursos vão se criando, as correrias de se ter uma banda vão sendo vencidas. O fator principal para isso, é o amor com o qual se dedicam na construção destes trabalhos que merecem respeito e reconhecimento. Recomendo conhecerem o registro e deixarem rolar por algumas vezes, até que você vá descobrir a atmosfera que ronda este trabalho.

Links do Tray Of Gift:

Website
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário