quarta-feira, 21 de maio de 2014

Entrevista: SEVCIUC

A entrevista que segue é com a banda carioca SEVCIUC, que estará se apresentando no próximo show organizado pela Quality Music Web Radio, na Planet Music, Rio de Janeiro. O som da banda baseia-se no heavy metal tradicional, influenciado por Judas Priest, Iron Maiden, AC/DC, Kiss, Black Sabbath, entre outras. As músicas são cantadas em inglês e as influências pessoais de cada integrante juntam-se a Yngwie Malmsteen, Van Halen, Rob Halford, Paul Di’anno, Geoff Tate, King Diamond, Eric Carr, Vinny Appice, Clive Burr, Rudy Sarzo e Geezer Butler. Tive a oportunidade de saber da banda um pouco mais sobre o trabalho que realizam. Fica registrado, que a banda fará um show com muita energia e logo trará mais surpresas.. Vamos aos fatos!

1- Gostaria inicialmente de começar pela formação atual e o estilo musical que a banda desenvolve.
ALEXANDRE FERSAN-  A formação atual é certamente a melhor que a SEVCIUC já teve, modéstia a parte. RICK FERRIS, nosso magistral baixista, já teve experiência em várias bandas e dentre elas, eu destacaria a grande DARK MAIDEN (o tributo a donzela de ferro, mais bem feito que tive a oportunidade de conhecer aqui no Rio de Janeiro). Fora isto é um cara que tem um carisma fantástico e pegada brutal, uma mistura de Steve Harris com Geezy Butler! Eu sou suspeito pra falar dele.....heheheehe!  O THIAGO D'LOPES, é um guitarrista que tem extremo bom gosto em timbres, técnica apurada, feeling de improviso, além de performance bem energética. Sou fã do cara total... E já tem uma bagagem de estrada muito boa, tendo já feito inclusive tour na Europa e na América do Sul com sua ex-banda, a Statik Majik. O estilo da SEVCIUC é heavy metal tradicional, mas sem ficar preso a esteriótipos, tipo seguir o som de uma banda somente, entende? Somos influenciados por JUDAS PRIEST, IRON MAIDEN, BLACK SABBATH, OZZY, DIO....e hard rock também, que faz parte da nossa vibe. Fazemos um som que gostamos e  queremos que o público se divirta mesmo! MARIO, O MENTOR CRIADOR DA SEVCIUC, é um excelente  compositor do estilo e tem idéias que coincidem muito com meu modo de visualizar a música, então, ficou fácil compor minhas linhas de bateria através dos riffs que ele criou. Além disto, eu considero ele um virtuoso na guitarra e possui uma extensão vocal bem interessante, principalmente nos agudos, extremamente bem entonados. Além de criar linhas de voz pra este álbum de estréia, bem elaboradas, inclusive os backing vocals, dos quais faço parte também, tanto no CD como ao vivo!! heheeehhe 

2- A banda trabalha suas musicas autorais e tem um registro ao qual pude conferir (vide resenha aqui no site da Quality Music). Fale nos sobre a criação deste CD, desde seu processo de criação e o resultado colhido até o momento entre público e crítica especializada.
ALEXANDRE FERSAN-  Vamos lá.... começamos o processo de composição em meados de setembro de 2012, somente eu e Mario, que trouxe vários riffs e idéias inclusive de baterias, para eu trabalhar e aperfeiçoar. Em 03 meses mais ou menos, estávamos com 08 músicas prontas para gravar. Daí em diante veio a parte pedreira, mais trabalhosa, que é a gravação em si. Em dezembro de 2012, iniciamos a gravação das tracks de bateria e guitarras base. Queríamos fazer tudo com bastante calma, sem correria, pois seria nosso primeiro registro oficial, com uma boa prensagem de mil exemplares profissionais, depois do EP-Demo de 2011- "METAL KNIGHTS". Terminamos a parte de gravação em abril  de 2013 no super estúdio EME, na Barra da Tijuca, sob o comando do mestre LUCAS MACEDO, exímio técnico de gravação e mixagem e  apreciador do estilo que fazemos também, o q ajudou muito pra nós. Depois disto, veio a mixagem, que é uma parte muito importante deste processo todo, pois ela é crucial para obtermos um bom resultado, que foi muito satisfatório a meu ver. Juntamos 04 faixas do nosso primeiro EP remixadas e remasterizadas ao nosso debut, totalizando 12 faixas. O CD foi gravado APENAS por Mário - que gravou todas as guitarras, baixo e vocal e eu que  gravei as baterias e backing vocals. Deixando bem claro aqui que os outros 02 integrantes que aparecem nas fotos do CD entraram para a banda depois, quando o CD já estava em processo de prensagem e não ficaram, pois não corresponderam ao que a banda precisava. Temos recebido críticas bastante positivas sobre este primeiro trabalho, tanto pelo público, quanto pela mídia especializada. Não podemos agradar a todos, isto é impossível, nem é nossa intenção. Mas quem entende a nossa proposta, sabe que temos base e fazemos algo que pode não ser novo, mas que tem personalidade e qualidade e a galera agita bem nos shows!! heheeheh!! Ainda irão sair muitas resenhas sobre este álbum, inclusive a feita pela QUALITY MUSIC WEB RADIO está bem interessante, pois vc sabe o q é heavy metal. Neste mês de maio estará saindo nossa resenha na revista ROADIE CREW. Enfim, quero agradecer muito ao seu apoio incondicional para com a SEVCIUC e estamos muito empolgados em participar deste evento que acontecerá no dia 22 de junho na Planet music!!!!! E VAMOS DAR CONTINUIDADE COM MUITOS SHOWS AE POR ESTE BRASIL AFORA E EM BREVE....UMA MINI-TOUR SUL AMERICANA.....AGUARDEM.....SAUDAÇÕES!!!!

3- Como mencionei no início, a banda se apresentará no "Metal on Planet" (evento organizado pela rádio). Declaro que será uma honra tê-los no cast e tenho grande expectativa em vê-los se apresentando. O que esperam teremos para esse show e como vocês tem visto a cena em relação aos espaços para shows e também em termos de público?
Thiago D' Lopes -  Esperarmos dar o melhor de nós, independentemente do número de pessoas que estiverem no evento. Quando se faz o que gosta, a energia é a mesma! Podem esperar muito rock'n roll e animação para este show. Bem, com relação aos espaços para shows e público, bem.. acho que isso já é um assunto que é meio ''polêmico''(risos). Veja bem, lugares para shows é o que não faltam aqui no Rio e também muitos produtores investem em fazer seus eventos com muitas bandas de qualidade também, porém é uma faca de dois gumes. O Rock (o Metal principalmente) aqui no Brasil é um estilo que possui um público que  em grande maioria é formado por músicos, que também tem as suas bandas, resumindo é muita banda para pouco público, isso não seria um problema se não fosse pela mentalidade de grande parte desse público que só quer se dar bem, mas não quer ver o outro ''rival'' chegar lá, ou seja, acaba criando uma grande bola de neve. Claro que existem exceções, mas não é só isso o problema, até porque se fosse somente um problema, seria mais fácil de resolver(risos). O Rock/Metal não é visto como uma profissão, coisa que não acontece em outros estilos musicais. Acho que a galera da cena ao invés de ficar reclamando de estilos musicais alheios, poderia comparecer nos eventos, dar valor, não é porque a banda não é conhecida no exterior que tem pouca qualidade. O que mais vejo são ótimas bandas desistindo de fazer o som que gosta para conseguir ganhar pelo seu trabalho em outros estilos musicais (isso quando não desistem de vez) e eu não tiro a razão deles. Música é profissão sim, seja qual for o estilo e os profissionais da área devem ser respeitados e se darem ao respeito.

4- Quais são os próximos passos para SEVCIUC? O que há de concreto para novos trabalhos?
Thiago D' Lopes - No momento ainda não estamos trabalhando em material novo, mas já temos sim a ideia de começar a compor material para um segundo álbum. Mário e eu temos algumas composições e alguns riffs que poderemos trabalhar para um futuro trabalho, mas nada foi acertado ainda. Quando as coisas estiverem em andamento com certeza iremos divulgar.

5- A internet tem facilitado divulgação de bandas, com respostas mais abrangentes e rápidas. Acha que a própria internet possa estar afastando pessoas dos shows?
Thiago D' Lopes - Na minha opinião com certeza. (risos) Veja bem, é como eu falei anteriormente, é uma faca de 02 gumes, se por um lado com um simples clique no youtube você terá a sua disposição milhares de milhares de bandas, por outro eu acho que é justamente isso que faz o povo ter meio que uma ''preguiça'' de ouvir algo novo (risos), é muita informação , levando em consideração que a cada minuto surge uma banda nova, tanto boas como ruins. A coisa tá muito acelerada nos dias de hoje e algumas pessoas não se adaptaram a isso, uma banda que lança um disco de estréia hoje, com bastante divulgação, suando a camisa com assessorias de imprensa e tudo mais, corre o risco de ter esse trabalho alcançando algum público só quando já tiver gravando o segundo trabalho, o interesse em conhecer coisas novas não é mais como antigamente, quando se fazia até reunião na casa dos amigos para ouvir vinil (risos), fora que hoje em dia você vê o cara que era teu ídolo anos atras, com profile no Facebook, respondendo a você e em alguns casos até dando ''like'' em suas postagens, pode parecer bobagem, mas isso meio que acaba com a ''magia'', o rock tem esse lado do ''endeusamento'' dos músicos, é um estilo feito para quem realmente ama música, mas infelizmente, devido a inúmeros fatos, a coisa ta ''dormindo'' mas quem sabe acorde. (risos)

6- O que a banda cita como influência em seu trabalho? O que vocês poderiam citar como destaque atualmente no metal nacional?
Thiago D' Lopes - Cada membro tem suas influências individuais. Eu por exemplo tenho a mente bem aberta, tenho influências de Heavy, Hard 70's e Hard 80's na linha de Black Sabbath, Ozzy, Whitesnake, Iron Maiden, Skid Row, Def Leppard, Wasp, Danger Danger, Judas Priest, Kiss, Megadeth, Crashdiet, H.E.A.T, Dio, UFO, Thin Lizzy, Deep Purple etc.. mas também gosto muito de coisas mais modernas como Black Label Society, Avenged Sevenfold, Bullet For My Valentine, Alter Bridge, Nickelback , Creed, Amaranthe, Godsmack, Disturbed, Black Veil Brides, Trivium etc.. além de ouvir muita coisa do tipo Alice in Chains (que sou bastante fã). Fora isso, minhas principais influências na guitarra são: Randy Rhoads, Zakk Wylde, Tony Iommi, John Sykes, Doug Aldrich, Steve Vai, Ritchie Blackmore, Adrian Smith e Andy Timmons, sem esquecer óbvio de Eddie Van Halen e Richie Kotzen.

7- De que forma encaram tanta subdivisão em termos de rótulos (estilos) dentro do heavy metal? apenas diferencia o trabalho das bandas ou isso pode contribuir para o público e bandas se dividirem em shows?
Thiago D' Lopes - Olha, sinceramente... eu nunca dei atenção para rótulos, tá..quando eu tinha 16 anos até dava (risos), mas a meu ver é tudo Metal,não importa se é Heavy tradicional, metal moderno, thrash, metalcore, incluiria até New Metal (por que não?(risos)); Pra mim se a música for boa e me cativar, to escutando, na minha humilde opinião acho "cabacisse" as pessoas darem atenção para esse tipo de coisa. (risos).

8- A correria de bandas, assim como os gastos, nunca para por ser superada pela paixão de um estilo musical que nos classificamos como estilo de vida. O que diria pra quem deseja montar uma banda atualmente?
Thiago D' Lopes - Primeiramente é preciso muita força de vontade e ser ciente de que terá muitos obstáculos no caminho, que com certeza fará você pensar em desistir. Mas com amor pelo que faz e persistência se alcança muita coisa boa. Segundo, é preciso foco, essa é a palavra chave, foco e coerência, saber o que você quer, ter em mente que o mínimo que se deve fazer para que a banda chegue em algum lugar é ter responsabilidade, do mesmo modo que você teria responsabilidade para trabalhar em qualquer outro emprego, cumprir os horários e tudo mais e por ultimo desenvolver uma identidade musical. Entendam que se pra bandas que tem certa originalidade na cena já é difícil, imagina pra bandas que tentam ser cópia de outra? O que a pessoa vai querer ouvir? Você ou a banda que você copia?

9- Fica aqui então a mensagem final da SEVCIUC para todos que acompanham nossos trabalhos.
Thiago D' Lopes - Nunca desistam dos seus sonhos, tenham total confiança nas suas capacidade, não deixem os outros escolherem qual será o seu destino com palavras vazias, se esforce o máximo que puder, no final o suor valerá a pena.

Links da banda:
Website
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário