domingo, 18 de maio de 2014

Curiosidade do mundo metálico...

O estilo de guitarra típico do heavy metal, construído em torno de riffs e acordes pesados e distorcidos, pode ter suas origens encontradas nos instrumentais do americano Link Wray, no fim da década de 1950, a linhagem direta do gênero se inicia no meio da década seguinte. O blues americano se tornou uma grande influência para os primeiros músicos do gênero na Grã-Bretanha e bandas como Rolling Stones e The Yardbirds desenvolveram o blues-rock, gravando covers de muitas canções clássicas do blues, frequentemente acelerando seus andamentos.

O nome da banda Bathory foi inspirado em uma condessa húngara que, segundo o mito, costumava banhar-se em sangue de virgens sacrificadas para manter a beleza e juventude eterna. A condessa se chama Elisabeht Bathory e também é citada em uma música do Venom.

O que os rockstars faziam antes da fama: Chuck Berry foi cabelereiro; Deborah Harry (Blondie) foi garçonete de um clube da Playboy; Duff McKagan (Guns N'Roses) chegou a roubar carros; Elvis Presley foi motorista de caminhão; Phil Collins foi ator de teatro infantil; Sting foi leiteiro e professor; Van Morrison foi limpador de janelas; Joe Cocker foi encanador; Jimi Hendrix foi paraquedista no exército.

O Rolling Stones foi multado em 5 mil libras de cada um por terem urinado em público, num posto de gasolina depois de um show em Londres, no dia 18 de março de 1965.

A combinação do blues-rock com o rock psicodélico formou boa parte da base original do heavy metal. Uma das bandas mais influentes nesta fusão de gêneros foi o power trio Cream, que formou um som característico, pesado e maciço, através de riffs em uníssono tocados pelo guitarrista Eric Clapton e o baixista Jack Bruce, bem como o uso extensivo dos bumbos de Ginger Baker. Seus dois primeiros LPs, Fresh Cream (1966) e Disraeli Gears (1967), são tidos como protótipos essenciais do futuro estilo.

Sobre a lápide de Jim Morrison está escrito "Kawa Ton Aaimona Eaytoy". A inscrição em grego significa "queime seu demônio interior".

O gesto com a mão feito por muitos e que se assemelha a um chifre ficou famoso após Ronnie James Dio começar a fazê-lo durante suas apresentações, ele diz ter aprendido tal gesto com sua avó. O famoso “chifre com as mãos” pode ter sua origem seguida até a Grécia antiga, e tem diversos significados, dependendo do contexto em que é utilizado e quem o interpreta. Para os integrantes do mundo do metal, tal gesto com as mãos é nada mais do que outra maneira de se identificarem dentro da sociedade e significa grito do metal, o sinal do metal, o punho do metal, o punho do rock e “Rock on!”. Algo muito diferente do que em geral é logo imaginado pela sociedade, que o liga a adoradores do Diabo, ou até ao próprio Diabo. Headbangers, no geral, não são seguidores do Diabo. Mas como em qualquer lugar e tribo cada individuo ainda é único, pensa e faz o que quer, por tanto não generalizem um todo por conta de alguns.

Anthrax foi inspirado no nome de um micro-organismo desenvolvido para guerras bacteriológicas e, eventualmente, usado em atentados terroristas.

Megadeth que significa "mortes de milhões" ou "milhões de mortes" recebeu este nome a partir de uma idéia de Dave Mustaine após ter lido num panfleto contra a proliferação de armas nucleares.. Kerry King participou do primeiro álgum do Megadeth. Os boatos são de que o guitarrista até foi convidado para ser integrante do grupo fundado por Dave Mustaine. Detalhe: King chegou a tocar em alguns shows do Megadeth.

Existiu uma banda chamada Iron Maiden antes do Iron Maiden. Surgida em Essex, na Inglaterra, a banda durou apenas oito anos (de 1964 a 1972).

O primeiro nome do Motörhead foi Bastards. Lemmy Kilmister, baixista e vocalista da banda Motörhead foi roadie de Jimi Hendrix.

O nome Deep Purple nasceu de uma música de Bing Crosby que a avó de Ritchie Blackmore gostava muito. O nome da música? Óbvio: Deep Purple. Músicos famosos que passaram pelo Deep Purple: Joe Satriani, Jon Lord, Ritchie Blackmore, David Coverdale, Glenn Hughes, Joe Lynn Turner, Roger Glover, Ian Paice e Ian Gillan. Uma observação: Joe Satriani tocou apenas seis meses na banda.

Na musica  "Bless The Child" do album "Century Child" a expressão "is to follow the left hand path""é seguir o caminho da mão esquerda" ou "é seguir o caminho do norte" refere-se que entre os hebreus a mão esquerda representa o norte.

A Associação Protetora dos Animais não gostou da capa de "Get a Grip", álbum do Aerosmith, em que uma vaca aparece com piercing na teta. Depois de algumas reclamações a banda admitiu que a vaca tomou anestesia para aderir a moda. Na verdade a capa é montagem!


O ator e diretor norte-americano Orson Welles, que dirigiu o clássico Cidadão Kane, participou de duas músicas do Manowar. A primeira foi Dark Avenger (do álbum Battle Hymns, de 1982) e a segunda foi Defender (de Fighting the World, 1987).

Leonardo Di Caprio usou o som das bandas de Doom Metal Khanate e Toadliquor para dar o tom apocalíptico de seu documentário ambientalista "A Última Hora".

No Brasil o estilo tinha basicamente três cenas, a de São Paulo (de bandas como Korzus, Executer, Attomica, Acid Storm, MX), a do Rio de Janeiro (de bandas como Dorsal Atlântica, Azul Limão, Taurus, Metralion, Antitese.) e a de Belo Horizonte (de bandas como Sepultura, Chakal, Mutilator, Overdose, entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records).

After Forever(também conhecido de The Red Album): De acordo com a banda, Este álbum soa como todos que eles já fizeram juntos, por essa razão resolveram deixa-lo auto-intitulado. O símbolo da letra grega omega na capa pode ter vários significados, como um novo inicio, uma nova vida, mas o principal é a energia, o álbum fala sobre isso em algumas músicas.

O nome Black Sabbath (Sabbath negro) foi inspirado em uma música composta por Geezer Butler. Antes, a banda se chamava Earth.


O baixista Joey DeMaio (Manowar) quase formou uma banda com ninguém menos que Ronnie James Dio. A idéia só não foi adiante por que Dio, na época, foi “convocado” para ser vocalista do Black Sabbath. 

Se o Queen não tivesse feito sucesso, cada integrante já teria uma carreira para seguir: o guitarrista Brian May é PHD em Astronomia; o baterista Roger Taylor é formado em Biologia; o baixista John Deacon é mestre em eletrônica; o vocalista Freddie Mercury era formado em Ilustração e Design.

"Eu tenho problemas com as coisas boas que escrevem sobre o Pearl Jam. aliás, eu tenho problema com tudo... Gostaria de nunca ter aparecido na MTV, cara. Me sinto um bobo tendo de falar sobre a banda o tempo todo". Frase do atormentado Eddie Vedder, em 1991, já antecipando a boca de sapo que adotaria mais tarde.


O lendário Randy Rhoads, guitarrista do Ozzy se pelava de medo de "andar" de avião. morreu em consequência de um desastre aéreo, quando um avião caiu sobre o ônibus em que ele estava.

O guitarrista David Gilmour foi modelo, antes de substituir Syd Barret no Pink Floyd, em fevereiro de 1968. Pouco antes de entrar na banda, ele fazia desfiles (e sucesso com as garotas) na França.

Estas são apenas algumas curiosidades de um mundo cheio de fatos muito diferentes do que possamos imaginar. Além de músicos, são pessoas comuns, com erros, acertos, gostos, manias, insanidades, rebeldia e sentimentos.


Um comentário: