segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Resenha CD: Quaterna Réquiem - Quasímodo

Através do maravilhoso "Velha gravura", conheci a banda carioca de rock progressivo Quaterna Réquiem e foi impossível ficar sem saber algo mais sobre esse trabalho. Procurei acompanhar a trajetória da banda e tive em Claudio e Elisa uma grande receptividade para conseguir material para os fanzines que na época eu editava. Cheguei a comprar com eles algumas cópias do vinil "Velha gravura" e repassei aos amigos. Quando adquiri o DVD pude perceber que tinha algo valioso nas mãos e queria sempre saber mais, ter algo novo deles. 
Recentemente recebi da banda o CD "Quasímodo" e me deliciei na audição,  tendo rolado o CD na íntegra num especial na Quality Music. Desde sua concepção gráfica com material de bom gosto e qualidade, a banda encapa ali um material sonoro de primeiríssima qualidade, dignos de representar muito bem o Brasil em termos de rock progressivo. Uma aula de arte, de música e de relaxamento ao som de músicas totalmente bem elaboradas. Há também o presente de poder conhecer o trabalho de Claudio Dantas como artista na arte dos quadros que ele nos brinda nessa capa. Recomendo conhecerem os quadros.
Para o Quasímodo, estiveram envolvidos no trabalho: Elisa Wiermann (teclado, composições e arranjos), Claudio Dantas (bateria e percussão), Roberto Crivano (guitarras), Fábio Fernandez (baixo e violão), Sérgio Dias (flautas doce e krummhorn) e Dom Felix Ferra (canto gregoriano (Notre Dame) e cada um nos brinda com passagens grandiosas de boa música. Uma leveza que se alterna com uma energia magistral, trazendo ao ouvinte um espetáculo musical de qualidade para se desligar do mundo problemático, ao menos temporariamente. 
O CD abre com "Fanfarra. Belíssima e um dos destaques deste registro. “Os reis malditos” vem a seguir, com um clima incrivelmente medieval e de excelente andamento. É para se prestar muito atenção nessa música e curtir a viagem.  “Aquintha” se tornou umas das mais conhecidas, caiu no gosto da maioria e nos brinda com sintetizadores que me remetem a lembrança uma de minhas bandas preferidas: os canadenses do Rush e um pouco do Triumph. Eis que então surge “Irmãos Grimm”, trazendo algo de brilhante com baixo e guitarra, sendo também um belíssimo trabalho de percussão. Chega então o momento tão esperado. A suíte "Quasímodo", que dá título a este CD e nos brinda com 07 partes, inspiradas na obra de Victor Hugo, incluindo canto gregoriano, conforme citado anteriormente. 
É deixar a viagem acontecer e apreciar suavemente. Quasímodo é mais uma grande obra da banda carioca Quaterna Réquiem e estará aqui no playlist, assim como na lista de bandas que recomendo aos amigos que sabem apreciar qualidade e capacidade juntos num trabalho de muito bom gosto. Que venha o próximo!! Parabéns Quaterna.

Links da banda:
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário