quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O que é ter uma banda?

Há algumas décadas divulgando bandas de metal nacional principalmente, pude conviver com muito tipo de estrutura (ou falta dela), de diversas bandas, de variados estilos e localidades pelo país. Sei o quanto as bandas passam dificuldades, ainda mais com um público preguiçoso e acostumado a não investir nessas bandas, ainda que curtam o trabalho da banda. Ouço bastante o quanto gastam, ouço muita reclamação de produtores de eventos (que nem sempre ganham o que as pessoas pensam), vejo constantes mudanças de formação e pessoas entrando sem comprometimento, apenas para preencher a vaga em aberto (muitas vezes, temporariamente). Enfim, há muita coisa que poderia tornar-se mais fácil e trazer mais motivação e recursos. Vamos a alguns pontos.

Os integrantes:
- Ao iniciar a "formação de uma banda", procure músicos que não apenas sejam amigos, mas que tenham um mesmo ideal e direcionamento no que deseja como resultado. Se alguém está fora do contexto numa banda, converse e tente acertar, não "vá levando com a barriga". E se for o caso, converse claramente sobre substituição, projetando profissionalismo ou ainda "uma diversão sem dores de cabeça".

A identidade:
- Não se deve escolher para uma banda um nome que seja tão sem noção como muitos que se acumulam pela cena. Essa é uma escolha de extrema importância e que mais cedo ou mais tarde, irá refletir no trabalho. Há que se avaliar o nome da banda com a proposta a ser desenvolvida, assim como uma pesquisa da existência de bandas com o nome já sendo usado. Pode não parecer, mas dá uma dor de cabeça que pode arruinar muita coisa. 

O contato:
- Não seja e não permita haver a postura de que um músico é mais que seu público, se achando um superstar, uma pessoa que não tem que fazer nada para o próprio show, esperando tudo sentado. Há integrantes que não divulgam nem o próprio show, não busca saber o que é o evento, não há diálogo com o organizador e depois, na hora do evento, começam as divergências. Você deve fazer algo para haver um bom show e não apenas uma desculpa para o público se algo não deu certo.

O comprometimento:
- A fase em que um integrante passa a não estar conectado com o restante da banda, irá gerar um atitude que não mais se importará em atrasar, faltar ou fornecer informações (decentes e exatas) sobre o trabalho de sua própria banda. Não poder comparecer a um ensaio ou show é algo que pode acontecer, mas informe (se possível a tempo de se evitar transtornos). A motivação de uma banda está no trabalho em equipe de uma banda. Se apenas um ou outro compõe, participe deste processo ao menos se interessando nas idéias, dando opiniões (antes de conclusão).

O profissionalismo:
- Muitos acham que faz parte do pacote, que conta pontos e admiração "tocar doidão", estar bebado e falando e fazendo muita asneira em cima de um palco ou tumultuando um ensaio ou gravação. A diversão pode existir, mas na hora do mostrar a competência e profissionalismo, deve-se respeitar o momento, sem excessos. As drogas que lhe parecem algo inofensivo, podem caminhar para um vício sem volta e causar atritos entre a banda. Imagine por exemplo ter de ir dar uma entrevista ou algo assim e estar totalmente fora de órbita.

O empreendedorismo:
- Assessoria de imprensa? Porque pagar alguém pra ficar muitas vezes, "inventando notas", forçando notícias, se cada integrante da banda pode fazer uma parte e real do que está acontecendo? Assessoria é muito bem vinda quando há realmente trabalho em excesso e desorganizado, mas é necessário haver fatos concretos e interessantes para se divulgar, não apenas expor a banda por algo fútil. Existem bandas com diversas páginas, mas se for conferir, verá muita informação desatualizada, páginas abandonadas e que levarão o público a ter idéias distorcidas do trabalho da banda.

A divulgação:
-Se faz necessário manter o nome na lembrança do público, mas tendo o trabalho como causa principal. A criação de material, de novidades e fatos que possam sempre trazer mais informação é algo que sempre te dará mais espaços a serem conquistados. Shows, entrevistas bem claras e informativas, fotos de qualidade, bate papo com os seguidores (não apenas pedir votos em concursos).

Os recursos:
- A eterna reclamação do custo de uma banda... Foi opção sua estar numa banda e um investimento é necessário em TUDO que se faz. Não veja como um gasto apenas, mas um investimento pessoal numa realização. E havendo tantos custos, o que pode suprir isso? Merchandising!! Uma maioria de bandas tem criado seus próprios recursos e se saído muito bem. Camisas, CDs, EPs, canecas, palhetas, adesivos e outros meios além de trazer recurso financeiro, levará o nome de tua banda adiante. Nos eventos ou mesmo nas páginas, tenha montado essa opção. 

A estreia:
- E a imensa legião de "bandas de garagem", que não saem da garagem? Um grande número de bandas apenas ensaia e você nunca fica sabendo de um show que tenham participado. O show é uma forma maior de você apresentar seu trabalho e ver resultados. No show, você torna conhecido seu trabalho, vende seu merchan e agrega novos seguidores. Além é claro, de formar novas parcerias com outras bandas, que fortalece a estrada.

O investimento:
- Ao distribuir o material de sua banda, não o faça se ele tem baixa qualidade. E dê atenção a quem o solicita, pois ao repassar seu material, ele pode correr por lugares jamais imaginados e alcançar (ou limitar) muita coisa a se conquistar. Seja atencioso quando lhe solicitarem algo. Não envie material com miséria. Elabora um material especial para divulgação na mídia especializada. Inclua se possível um release da banda para a pessoa que adquirir o CD diretamente com a banda. Além do Album ou single adicione outros brindes como por exemplo adesivos, bottoms, faixas, canetas, chaveiros, ou qualquer outro material para poder ser ofertado pelos meios de comunicação em forma de brindes para os ouvintes que se já não são, podem se tornar fiéis fãs.

A imagem:
- Não poste vídeos ou fotos de qualidade ruim. Pode queimar o filme da banda, pode passar impressão errada sobre o valor do trabalho e não vai te ajudar em nada. Quantidade de visualizações ou curtidas nem sempre querem refletir que é algo positivo, que o trabalho agradou. Crie a opção de ouvir avaliações sobre seu trabalho (Tipo, sortear um CD para a melhor resenha).

Saiba vender:
- Com a internet, algumas bandas disponibilizam uma capa e algum single, assim como detalhes do que virá, em demasia. Até ser lançado o CD, muitos já "enjoaram" de ver a capa, já não traz mais tanta expectativa. Coloque a disposição uma ou duas músicas, mas guarde o restante para quem realmente se interessa e pode adquirir. Mesmo com os downloads, muitos fãs ainda fazem questão de comprar, de ajudar, ou pra ter na coleção. Você já gastou até ter o produto final, então, segure a distribuição para venda mesmo, ainda que leve um tempo. Invista na propaganda, corra atrás de contatos, de formas de promover o CD lançado. Lembrando que sempre pode haver mais interesse nas compras de kits do tipo: CD + camiseta da banda + ingresso para show ou outro brinde. Um site dedicado à banda + loja para vender CDs físicos + brindes é fácil criar hoje em dia e bem barata a manutenção. Facilitar a venda do mesmo também conta. Escolha pagamento por cartão de credito, debito em conta e boleto bancário. Lembre-se que os correios também tem planos para o comprador pegar e pagar nas agencias dos correios. Informe-se de todas as alternativas para que seu trabalho chegue às mãos de quem interessa.

A união:
- Aprofundar em projetos como Crowdfunding e financiamento Coletivo são opções bastante utilizadas, viabilizando o lançamento de CDs. Os recursos financeiros são construídos através da motivação dos integrantes, do correr atrás de soluções. Somando os recursos chegam mais longe.

Caia na real:
- Não pense que sair na publicação "A" ou "B" é algo grandioso. Hoje isso é muito comum, basta o contato "lá dentro". Direcione-se mais a levar informação e o trabalho em sí diretamente aos interessados. Se a banda tem uma página atualizada e informativa, certamente os interessados irão diretamente a banda. Ver um texto idêntico em várias publicações é algo bem chato. Tente dividir entre os integrantes da banda, um para cada veículo de comunicação.

As atitudes:
- O vocalista principalmente, tem uma maior facilidade de poder conduzir o público e seu comportamento num evento. Deve-se então evitar incitar a violência, a "destruição" de um local de evento por exemplo. Tornar o show "insano" não precisa ser necessariamente tomar atitudes insanas. uma banda pode ser evitada por muitos devido ao comportamento de seus integrantes e seu público.

Bem, são muitas "regras" ou dicas que podem ser seguidas e tudo fluirá mais facilmente, já que não é tarefa fácil estar numa banda. Quando determinadas condutas seguidas, o restante torna-se divertido, torna-se mais rentável e as respostas surgirão para vencer cada problema que a estrada lhes traz. Não sou músico, não tenho banda, apenas penso que esses detalhes poderiam facilitar. Reconheço que é uma árdua tarefa conciliar tudo com as correrias diárias. 

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