sábado, 15 de março de 2014

Entrevista: Spiritual Void

Com um trabalho de qualidade e percorrendo os caminhos de um estilo realmente underground, os cariocas do Spiritual Void, cederam a Quality Music um pouco mais de informações sobre seu trabalho, confiram!

1- Vamos começar pela atual formação da banda e seu estilo de som.
 SPIRITUAL VOID: A formação conta com: Thiago Norvico nos vocais, Roger Avlis e Wendell Lavor nas guitarras, Henrique Silva na bateria, e Rubens de Castro no baixo. Nossa sonoridade se mantém fincada em um estilo basicamente setentista, uma pegada a la Black Sabbath, com um pouco do atual, como DOWN, Corrosion of Conformity, Trouble... resumindo, rola um pouco de stoner com pegada mais pesada e atual.

2- Com letras que relatam um pouco sobre a humanidade em geral, o ódio, caráter e outros temas mais sobre o cotidiano de nossas vidas, como a banda cria e direciona seu material?
SPIRITUAL VOID:  O processo de criação da banda é muito natural. normalmente quando alguém tem alguma ideia, nós passamos durante os ensaios e trabalhamos até se tomar forma. Sobre as letras, fica a cargo do Thiago Norvico. O proposito sempre foi falar sobre humanidade de uma forma bem aberta. Assim não limitamos os temas e deixamos o ouvinte ter uma reflexão do que foi escrito.

3- O som da Spiritual Void está entre os estilos mais underground de nosso meio, mas vejo que o estilo vem ganhando mais espaço e seguidores. Como é a visão de vocês sobre tudo isso?
SPIRITUAL VOID : É até engraçado isso, por que não foi intencional, a banda é relativamente nova, temos menos de 02 anos de estrada, e calhou de estarmos nesse meio que vem ganhando espaço, o Stoner / Sludge / Southern, tem ganhado mais visibilidade, não só aqui no BR, mas em outros países, então, estamos felizes com isso. Espero que continue a melhorar.

4- O som da banda é realmente muito atrativo, com toques de stoner, groove e também doom. Tem acontecido shows com facilidade? Como está a receptividade do público em relação aos shows e também ao trabalho de vocês?
SPIRITUAL VOID : shows com facilidade, nem digo, mas acontece muitas vezes por contatos que já conhecíamos, o Henrique e eu tocávamos com outras bandas a pouco tempo, então, houve uma troca de material maneira com alguns produtores. E a galera tem curtido bastante, eu mesmo, me impressiono ainda com os comentários que surgem. Realmente, melhor do que o esperado. Muita coisa ainda vai rolar, e espero que esse retorno positivo do público, só aumente.

5- O que a banda tem de concreto para um registro deste trabalho?
SPIRITUAL VOID: No início do ano, nós lançamos nosso primeiro registro, uma demo / EP intitulada "I" (leia-se "one") com quatro músicas, todas de nossa autoria, que começamos a gravar no decorrer de 2013. Por enquanto o lançamento foi somente via digital, devido a rapidez de divulgação que é a internet, mas em breve estaremos lançando fisicamente também, em CD. Já temos material para um álbum completo e estaremos aos poucos gravando essas músicas novas e lançando via digital e fisicamente também. Até o meio do ano, pretendemos entrar em estúdio novamente para gravar e lançar mais um material, de repente com duas ou quatro músicas.

6- No que a cena metálica nacional poderia ser melhor? Acha que as bandas tem trabalhado de uma forma a permitir crescimento ou acontece mais como hobby da maioria?
SPIRITUAL VOID: A cena nacional do Heavy Metal precisa ser mais valorizada pelos próprios músicos e produtores. É muito fácil falar isso, mas fazer é difícil. A bandas querem tocar, mais e mais. Os eventos tem muitas bandas tocando juntas, e no underground isso é um problema. O ingresso vai de R$10 até R$15. Dificilmente fica justo para as bandas, para o público que comparece e para os produtores. E é justamente no público que está a parte que vai nos ajudar a melhorar. Se uma pessoa vai em um evento que a banda do amigo vai tocar e esse evento foi bem organizado, começando na hora, com o som maneiro, sem passar perrengue, o cara vai curtir o som da banda do amigo e das outras. Passado o primeiro evento o cara vai querer voltar quando for uma banda que ele ouviu na internet, por querer conhecer bandas novas ou por simplesmente querer curtir um show na boa. Se a maioria leva como hobby eu não sei, na música eu acho difícil saber o limite entre o hobby e o profissional. Mas o que eu vejo das bandas que do underground que eu acompanho a maioria está lutando pra crescer e melhorar essas questões.

7- Que bandas nacionais vocês acreditam que tem se destacado mais? Há algum região no Brasil onde a cena parece mais forte ou to caminha de forma igual?
SPIRITUAL VOID: Respondendo primeiro, sobre a região. O Rio não estaria no meu top top. Rsrs. Apesar de ter dado uma melhorada nesses 2 últimos anos, mais casas de show tem dado oportunidade a organização de bandas com som independente. E isso é, excelente. Bom, acho que SP, e estados mais ao sul, tem essa vibe mais rock / metal, acontecendo de forma melhor, destaco Curitiba.... ah, MG também acontecem bons eventos. Quanto as bandas de destaque... pelo que vejo, o metalcore está em alta, então todas essas bandas que se enquadram nesse gênero, estão aparecendo mais que outras, posso até citar a banda de uns amigos, que estão bem na cena, o Maieuttica. Fora isso, e enxergando de uma forma mais ampla, temos o Lacerated que anda fazendo turnê em outros continentes, Unearthly.... indo para um gosto particular, eu dou meu voto ao Prophecy (rs) , Letters From e Electric Goat Combo. Essas bandas tem definitivamente algo de muito bom a oferecer ao BR.

8- Deixem a mensagem final aos que acompanham nosso trabalho.
SPIRITUAL VOID: Em breve estaremos gravando novas músicas e logo depois divulgando pra galera. Quem quiser curtir o nosso som pode acessar spiritualvoid.bandcamp.com ou youtube.com/SpiritualvoidTV. Fiquem ligados na cena independente que tem muita coisa boa. E fiquem ligados na Quality Music.

Links da banda


Nenhum comentário:

Postar um comentário