quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"O que você acha do atual heavy metal nacional e como ele está em sua vida atualmente? Cite pelo menos duas bandas de destaque do metal nacional em sua opinião".

Cláudia Rocha (Heavenside) - Depois da febre das redes sociais (principalmente youtube) e da praticidade das ferramentas de edição musical, as bandas independentes começaram a surgir com bastante força no meio musical. Penso que esse é um grande passo para que as pessoas possam pensar em música como um esforço de criação e não estratégia de mercado. Já ouvi milhares de vezes que o heavy, principalmente o metal melódico em moldes europeus não teria um destaque grande com o publico nacional - que a galera curte mais brasilidades, musicas em português e etc - eu mesma, quando tinha menos idade ao mencionar o gênero, só lembrava de bandas icônicas internacionais. No momento, porém, penso um pouco diferente, acho que há espaço pro heavy sim. Até acho que há um publico específico que curta mais o som do metal com os trejeitos de música clássica que é o som que a minha banda (Heavenside) se baseia ao criar. No entanto, com esse novo comportamento que a vida virtual causa (de compartilhamento e interação, busca por novos conteúdos) as pessoas estão mudando também. Vejo muita gente se interessando por novos sons, ouvindo uma banda não só porque teve um destaque em veículo de comunicação de massa, valorizando produções de bandas independentes, consumindo de fato esse conteúdo em diversas plataformas online. Comparando hoje a alguns anos anteriores, em que lá fora só ouvia falar do Sepultura, hoje há muito destaque pro Power metal do Angra (que inclusive é das minhas bandas favoritas e de referência em vários aspectos), pro death metal da Krisiun, pro Almah e pro Hibria (tocaram agora no RIR 2013 e foram muito elogiados). Posso continuar citando inúmeros shows de bandas nacionais de metal que achei particularmente notáveis, não é nenhuma raridade. O metal brasileiro também entra muito como híbrido junto a outros gêneros, há até bandas com pegada totalmente pop que tiraram muitas linhas e riffs da raiz do metal. Acho que muita coisa ainda vai mudar nesse sentido, hoje em dia vejo bandas brasileiras que recebem patrocínio internacional para promover e produzir seu som lá fora. Como musicista penso que temos que valorar o potencial de criação no gênero, não somente nos orientarmos para publico, mas nos esforçarmos para fazermos um material de qualidade que engradeça a cena. 

Junior Rodrigues (Electric Age) - Eu acho que o Heavy Metal brasileiro tem muita coisa boa. Bandas representando, fazendo seu corre, lutando pelo seu espaço, lançando material de qualidade, se preocupando em compor com alma e passar isso nas gravações e principalmente ao vivo! De quebra dando um help pra outras bandas também! Todavia, acredito que não seja exclusividade do nosso pais possuir também muita coisa ruim, muita banda merda, sem noção com musica e comportamento escroto e na verdade, eu nem me importaria se o cara fosse escroto e fizesse um som bom!  Não consigo entender porque DIABOS isso acontece, porque é treta você ter e manter uma banda! Você não tem descanso quando quer fazer a coisa acontecer! E ai você vê umas porcarias e não vê sentido na existência delas! O  Heavy Metal na minha vida é constante! Pra mim sempre é uma boa hora de ouvir musica ouvir um Heavy Metal. No exato momento que estou escrevendo, to ouvindo o álbum "Never Say Die", do Black Sabbath, mais precisamente a faixa "Johnny Blade"! Enfim, to sempre disposto pro Heavy Metal! 02 bandas de destaque pra mim no Heavy nacional, tem uma banda que não é exatamente Heavy Metal, mais ta com o corpo lá, os caras misturam Rock'N'Roll, Jazz, uma coisa bem fusion, Soul Hard Rock, tudo na mesma panela ahah! To ouvindo muito, a banda se chama JohnnyBox. Os caras são tudo louco gente fina, em breve muitos vão ouvir falar dos caras! E acho que o Symptoman, que é bem tradicional, pique Hammerfall, fiquei muito impressionado com todos elementos que eles apresentam, tanto nas musicas quanto na produção. Muitos tentam fazer o som Heavy Power, até na gringa, mais os caras tem aquela musica que você quer cantar junto! Tudo se encaixa perfeitamente! Fora essas, ouço sempre Torture Squad, que ta com um novo álbum fudido! Dr.Sin também, que é sempre fantástico!

Carine Ribeiro - O que falta no Metal nacional é público. Isso não é uma reclamação, nem elogio: é uma mera constatação. Por mais popular que o gênero seja atualmente, ainda não tem condições de competir a níveis mercadológico com outros estilos nacionais. Há também uma "inversão de prioridades" no público nacional de Metal e às vezes, a impressão que eu tenho é a de que pra muita gente a música deixou de ser o mais importante. Ainda assim, há muita coisa incrível! A gente conhece muitas pessoas maravilhosas, que estão sempre prontas a te mostrar algo novo. Há umas bandas maravilhosas (Olha só o Noturna, de BH, ou o Forgotten Land do ES, por exemplo). Atualmente tenho acompanhado o cenário de longe, por falta de tempo. Ainda assim, não deixo de curtir a música mesmo dentro dessa minha atual bolha de obrigações - E a música é, afinal, o que realmente importa.

Mike Nil (Evil Inside) - O heavy metal nacional atualmente está crescendo muito, com o aparecimento de bandas de qualidade e talentos que são de arrasar e posso citar algumas bandas como o Demolishment, The endless fall, Melyra e etc. O heavy metal faz parte da minha vida, através da banda que faço parte “Evil Inside” e também no apoio a cena RJ, participando e indo nos eventos. As duas bandas destaque para mim na cena nacional é a banda Demolishment, com seu Thrash metal destruidor, com muita passagem melódica, riffs e levada de bateria muito potentes. E a segunda banda que cito, é o clássico Statik Majik, com o seu Heavy metal muito bem dosado, que para mim, o último álbum é Sensacional do inicio ao fim.


Leonardo Cintra (Staik Majik) - O Metal nacional, como sempre, é riquíssimo. É impressionante a quantidade de bandas boas! Parece que essa raça característica do nosso povo se amplifica quando o assunto é remar contra a corrente. Tenho visto o material de várias bandas. E fico muito feliz de perceber que as bandas entenderam que uma carreira não se faz apenas de boas canções. Existe outro lado - tão importante quanto - que é a parte do Marketing. Ninguém vai escutar uma música pela primeira vez e já querer seguir uma banda por toda a parte. É necessário entender que se trata de um produto. Independentemente de o coração precisar estar envolvido na criação de um bom trabalho autoral, as bandas precisam criar identidade. Isso vale para qualquer segmento! De uma padaria até uma floricultura. Tenho visto as bandas criando identidades visuais fantásticas, procurando produtores musicais reconhecidos, investindo em equipamento, etc. É esse o caminho que separará os amadores daqueles que realmente querem comer a poeira da estrada. E o resultado sempre acaba chegando. Mais cedo ou mais tarde. Assim, toda banda que tiver um material fonográfico de qualidade e souber criar uma identidade própria encontrará o seu público. Até mesmo porque, hoje em dia, com a internet, é possível uma disseminação maior da sua música e da sua... cara! A questão é se perguntar, autocriticamente, se você já tem essa cara. Uma boa sugestão, pelo menos a STATIK MAJIK faz assim, é ler as biografias dos grandes. Eu, por exemplo, li e reli as biografias de caras como Ozzy, Slash, Dave Mustaine, Metallica, etc. Assim dá pra se ter uma ideia de que o caminho é de luzes e... pedras. Continuando a responder à sua pergunta e citando duas bandas de destaque no Metal nacional, eu diria DREADNOX e NERVOSA. A primeira é aqui do Rio. Os caras são incríveis! Estão na batalha há um tempão. Como falei, eles rapidamente entenderam que é necessário ter um trabalho profissa. O último álbum - Dance of Ignorance - foi produzido pelo Renato Tribuzy e é matador. A outra - NERVOSA - me impressionou bastante ao vivo. Tocamos juntos em MG e eu saí de lá com a certeza de que as meninas são fodas. Comprei o CD delas (claaaro que pedi para autografarem) e o que se vê é um trabalho realmente à vera. Mesmo o CD vindo em um pack simples, temos tudo lá! Uma arte gráfica impecável e que comunica o que a banda deseja. Depois que a gente aperta o play, escuta uma pancada... Nervosa! hehehe... Agradeço a oportunidade de escrever pra você, Vanderley. Nos conhecemos há pouco, mas suficiente pra perceber sua inteligência, bom humor e amor ao Metal. Conte comigo para o que precisar, véio. A gente se esbarra logo logo e toma umas cervas juntos! Metal Up Your Ass!!!!!!!

Val Oliveira (Rattle) - O Metal nacional hoje se mostra em grande expansão. Mas se de um lados temos bandas que investem no profissionalismo e seriedade, outras estão ai só pra zoação, copiando ou tocando de forma totalmente zoada, como sempre houve. Mas a tendência que eu vejo é de que as que levam a sério tem maior visibilidade e longevidade, com raras exceções. Temos bandas maravilhosas, com grande qualidade sonora surgindo e lançando material, faltando apenas ao publico as descobrir e valorizá-las, indo aos shows e comprando os seus lançamentos. A variedade de bandas atualmente é incrível, e como já disse algumas vezes, temos um cenário com bandas que não devem nada às gringas! Como ele está em minha vida atualmente? Sempre presente!! Ouço Metal sempre, nunca deixo de ouvir algo, seja velharia ou novidade. Já está totalmente impregnado em meu ser! Faz parte de minha vida, me acompanha desde o fim da infância e irá me acompanhar ate minha morte! Fora nossos medalhões já consagrados, algumas bandas que eu destacaria: D.A.D. (RJ), Malefactor (BA), Hevilan (SP), Pandora (BA), Lacerated and Carbonized (RJ), Obskure (CE), Darkside (CE).


Andreia Capraro (C4Fighter) - Não colocaria como uma vertente só “heavy” metal, mas o metal em geral vem melhorando a cada dia no nosso Brasil, tem muita banda boa, fazendo som ótimo, porém o espaço que temos com os produtores são pequenos, pois fans infelizmente ainda pagam mais para as bandas gringas. Não só hoje mas desde que me entendo por gente, o Metal está na minha vida, seja como ouvinte ou como integrante de alguma banda, hoje está totalmente envolvido na minha vida, eu sendo front de uma banda de metal. Hoje é a coisa que me dá forças para aguentar o que venho aguentando. Duas bandas em destaque na minha opinião, uma é a mídia que está envolvendo muito que é a Shadowside e a outra banda que acho que nunca vai sair do destaque é o Sepultura.

Marco Tulio Nóbrega (Nostoi) - Ao meu ver, o cenário do heavy metal nacional se encontra em sua "Era de Prata", mais forte do que nunca! Temos os grandes nomes que construíram a cena nacional ainda em atividade unindo forças a uma nova e poderosa leva de bandas incríveis surgidas nos últimos 10 anos. E o melhor: atingindo o mesmo público, este cada vez maior devido ao maior reconhecimento à competência técnica e qualidade de nossas bandas. Outro ponto positivo é a forma de divulgação de material independente, que agora está em outro patamar, recorrente da maior interação não só entre banda e público, mas também entre bandas, através de redes sociais, web rádios e web streaming. Me tomando como exemplo, prefiro hoje conhecer novos nomes nacionais, devido à junção desta facilidade de se conferir o material agregado à qualidade do mesmo, do que ficar ouvindo as mesmas bandas de sempre. E isso é bom para os músicos do ponto de vista técnico também, pois passamos a ter uma gama maior de influência sobre nós: além de clássicos, como Overdose, acabo por me influenciar também por bandas contemporâneas a mim, por exemplo o Shadowside. São inúmeros os nomes brasucas de destaque atual. Retirando da minha playlist, cito desde pesos pesados, tipo Eminence, Korzus, Drowned e o já supracitado Shadowside, até nomes que vêm ganhando cada vez mais força nos últimos anos, como Sacrificed, Ágona, Fanttasma e Vociferatus.

Carlos Alexgrave Brave (Brave) - O Heavy Metal nacional na minha opinião esta muito forte e repleto de grandes bandas, estamos com excelentes shows, muitas bandas de médio e pequeno porte trabalhando muito duro para mostrar que o Metal é muito sério e valioso, hoje vou em shows underground e vejo a preocupação das bandas com o figurino com o palco com o som (Não estou falando de bandas metidas que se acham o Iron Maiden) bandas sérias com muito profissionalismo, o público também esta comparecendo bastante em shows de bandas nacionais, não como deveria mas esta mostrando sua cara, bem sou um grande amante do Metal nacional e hoje em dia nenhum headbanger pode reclamar que não existe shows pequenos e grandes para curtir, pelo menos aqui em São Paulo os finais de semanas estão sempre lotados de shows, é até difícil para escolher em qual ir, tenho muito orgulho do Metal nacional, por ele estar cada vez maior, e o mais importante é que as bandas e os fans fazem ele estar cada vez mais forte simplesmente pela paixão ao estilo, nosso Brasil não é como a Finlândia e outros países, que existem milhares de bandas se profissionalizando e representando sua terra, se contarmos 5 grandes bandas brasileiras que representam nosso metal la fora é muito! Mas o importante é que elas estão aqui trabalhando e  lotando cada vez mais as casas de shows só no aguardo para poderem representar nosso Metal la fora!! Bandas que admiro e que para mim já são grandes!!  Queiron, Hibria, Hellishwar, Krisium e não poderia faltar Brave!! Vamos manter a chama do Metal brazuca cada vez mais alta!!!

Roberto Deadliness Antunes (Deadliness) - O heavy metal faz parte de minha vida. Não consigo viver sem; fico estressado quando não tem ensaios com minha banda, DEADLINESS, fico sem lugar, sem o que fazer. Banda para mim não é um negócio, é uma necessidade. O Heavy metal nacional, creio, na minha humilde opinião, está muito forte e crescendo. São muitas bandas de qualidade, todo dia tem uma nova banda com ótimos trabalhos. Equipamentos, estúdios tudo ficou mais fácil e melhor, o que falta é o público, mas fica difícil de comparecer a todos os eventos que estão rolando agora no país. Os headbangers brasileiros tem que aprender é a valorizar o trabalho das bandas nacionais, que não devem nada as gringas!!! Tirar o rabo da cadeira, sair da frente do pc e prestigiar os eventos de bandas nacionais. Bandas como, Korzus, Krisiun, Angra, Almah, Tuatha de Danann, Baranga, Metalmorphose, Salário Mínimo, Dr.Sin, Chakal, Drawned, Pathologic Noise, e tantas outras que estão aí para provar o que estou dizendo.


Vanessa Rafaelly (Mysterial) - O metal nacional atualmente está um pouco desunido, muita competitividade, pouco profissionalismo. Mas tem algumas exceções, como em toda regra. Algumas bandas conseguem conservar vivo o verdadeiro espírito do heavy metal com união, independente das divisões de vertentes, conseguem se respeitar mutuamente. Na minha opinião, duas bandas que tem se destacado no cenário, uma delas se chama Morrigam, banda do Amapá, com vocal feminino, aonde tem a predominância do vocal fazendo gutural e as letras abordam assuntos sobre a mitologia aborígene brasileira. E a banda Hidrah, do norte, que tem feito um power metal que não deixa a desejar em nada em relação as bandas de outras regiões e países. Tenho ouvido muito hard rock por esses tempos, bandas como Steelheart, Crossrock,  X Japan, Stryper, Rob Rock, Steel Panther... Devido o meu tempo ter sido tomado pelo vestibular que fiz e que fui aprovada, na Escola de música Belas Artes, faz um tempinho que não vou em shows de metal. O último que eu fui foi neste ano que tocou Iron Maiden, Slayer e Ghost. Foram shows maravilhosos, memoráveis. 


Camilla Sanpe (Artista Plástica -www.camillasanpe.blogspot.com.br/) - Fazer parte da minha vida é fato! Heavy metal é minha segunda pele . A minha influência musical, foi desde o ventre, onde meu pai ouvia Beatles, minha mãe Rolling Stones. Descobri o amor pelo rock aos 12 anos, quando vi um álbum do Iron Maiden, do Eddie saindo do túmulo com raios. Como adorava desenhar, a imagem me despertou a curiosidade de ver. Parece pacto. Depois disso, o amor só foi aumentando, a necessidade de conhecer vários estilos, bandas, me fez até querer ter uma também. Amigos músicos me davam dicas e foi. Claro que isso não vingou porque a música pesou menos que minha profissão, mas o amor é tanto que foi além! Curto muito Massacration e Syren, e curto vários estilos também. Mas quando preciso aumentar a intensidade da pintura, é preciso de um peso extra. Rammstein sempre acaba sendo a opção. Curto musica clássica, blues,new age, eletrônico ( para fazer faxina em casa e ir a academia )...


Allan Anjos (Kaliburn) - O Heavy Metal está sempre presente na minha vida, tanto por estar sempre ouvindo como também sempre tocando. É uma paixão. Acho que vivemos um momento ambíguo no metal nacional. Se por um lado temos um enorme número de boas bandas surgindo e conseguindo mostrar seu trabalho para o mundo através da internet, temos como lado negativo a dificuldade de conseguir espaços com o mínimo de estrutura e condições para tocar. Isso sem nem entrar na parte de cachês. Acho que se por um lado tivemos uma grande evolução visando uma profissionalização das bandas, por outro a coisa ainda engatinha. No cenário atual, entre muitas bandas boas eu curto muito a Possessonica, que é Rock Pesado em português, muito bem feito, e também o Remove Silence, banda que é difícil de classificar o estilo, mas o principal, é muito boa!

Emerson Mördien (Les Mémoires Fall / Die Sammy, Die) - O heavy metal nacional está em grande momento no que se diz respeito a bandas e na qualidade que cada uma delas oferece ao público em seus shows e cd´s... O metal está na minha vida com a minha banda Les Mémoires Fall, a qual praticamos uma de suas vertentes, no caso o Doom Metal e também se faz presente nos cd´s, dvd´s e camisetas que eu adquiro e nos shows que eu vou prestigiar. 02 grandes materiais de bandas nacionais que eu adquiri recentemente foi o novo DVD do Angra, comemorando a tour de 20 anos do CD Angels Cry e o box do NervoChaos, 17 Years of Total Chaos, que é maravilhoso. Realmente um dos melhores materiais já lançado no país. Realmente quem ama death metal e curte documentários é um DVD que é obrigatório na coleção! Algumas bandas de destaque que eu citaria atualmente são, Unearthly, Woslom, Chaos Synopsis, Hell Light, HellArise, Hibria, além das clássicas NervoChaos, Silent Cry, Andralls, entre tantas outras desse nosso rico cenário que eu tanto admiro.

Fernanda Borges (Evil Inside) - Posso dizer que atualmente está se solidificando, graças ao amparo de muitas pessoas, sendo elas: organizadoras de eventos; Bangers e as bandas que vem crescendo em nível de qualidade, fazendo com que esta cena, cada vez mais nos faz persistir no metal nacional.
Dentre muitas bandas de qualidade, posso citar a Statik Majik; Lacerated And Carbonized, e a Demolishment.



Depoimentos feitos com muito fundamento. Eu agradeço as participações na matéria e logo serão adicionados aqui mais alguns depoimentos \m/



Um comentário:

  1. Claudia Rocha, com certeza a melhor cantora de Metal e mais gata....Sucesso..

    ResponderExcluir