sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Como o heavy metal entrou em sua vida...??

Anteriormente foi publicado como "ELAS" conheceram o heavy metal... Agora, vamos conhecer como "ELES" tiveram contato com o heavy metal pela primeira vez.
Todos nós temos uma história de como a música pesada entrou em nossas vidas. Imagino que seja da opinião da maioria, de que o heavy metal é mais que música, mas um estilo de vida. Particularmente penso que antes havia mais magia, mais entrosamento e paixão. Hoje ainda temos muitas bandas de qualidade, mas sinto que não há o mesmo envolvimento, ao qual imagino que se não fosse a internet, seria algo grave. A música pesada entrou em nossas vidas de uma forma que não é a mesma de pessoas que curtem outros estilos, por terem entrado devido a moda, a mídia. Criei a difícil missão de citarem uma banda nacional e também uma  internacional. Claro que é muito difícil citar apenas uma rsrs...Enfim, vamos a mais algumas histórias.

Helio Canto (Hellmotz) - Eu comecei ouvindo metal quando um dia no sofá da minha casa assistia a MTV, se não me engano era o finado Disk MTV onde anunciaram a estreia do novo clipe do Metallica na época: THE MEMORY REMAINS. Dali pra frente foi que botei na cabeça que era o gênero musical pra mim. Comprei o disco, resolvi que queria tocar bateria...E já era. Acho que devia ter uns 14 anos. Banda nacional favorita? Vou dar uma trapaceada e citar mais de uma, pois ando ouvindo bastante: Panzer, Ancesttral, Woslom, Kamala, Executer, Sinaya, Necromesis, Lobotomia, Armadilha (especialmente depois tê-los conhecido pessoalmente, e visto ao vivo!) e Marie Dolls. Internacional? Não podia ser outra: METALLICA \,,/.



Luis Carlos Carlinhos (Statik Majik) - A minha iniciação se deu com um Programa que rolava na TV, que se chamava BB VÍDEO, que era apresentado por Edisálio Sandoval e era produzido por Billy Bond, um argentino que tinha sido vocalista da banda Joelho de Porco na década de 70. Ali eu pude assistir e conhecer bandas como o Quiet Riot, Van Halen, Def Leppard e o Kiss, que estava vindo ao Brasil. Uma banda nacional: Ratos de Porão e uma internacional: Iron Maiden.


Denner Campolina (Unmasked Brains) - Eu sempre fui muito eclético, então curto heavy  metal desde a primeira vez que ouvi bands como o Black Sabbath, Metallica e o Sepultura... Tive numa banda chamada Infierno durante a virada do milênio...


Carlos Alexgrave Brave (Brave) - Minha iniciação no Heavy Metal se deu no inicio dos anos 1990, ele veio atravez do meu irmão mais velho, que trouxe em casa 3 discos, que para mim são até hoje meus clássicos absoluto, são eles Iron Maiden (Somewhere In Time) Slayer (South of heaven) e Venom (Black Metal) mas só me entreguei realmente ao metal com 11 anos de idade Quando assisti o Rock in rio 2, pois até então não tinha visto nada alem de fotos, e ali vi que o Metal era real! Oque sou hoje devo a tres bateristas que sempre levarei cravado no peito! Scott Travis (Judas Priest) Nick Menza (Megadeth) E Matt Sorum (Guns n Roses) Que foram os bateristas principais do Rock in rio 2. Sem eles talvez não estaria segurando as baquetas da banda Brave! Banda Nacional: Sarcófago. Internacional: Judas Priest.


Alex Voorhees (Imago Mortis e Produtor) - Eu conheci através de um primo que me emprestou o LP "Creatures of the Night" do Kiss. Depois, com o Rock in Rio I, eu mesmo fui a uma loja e comprei uns discos, escolhi pela capa, um deles era o Powerslave do Iron Maiden. Depois de conferir o show deles, na noite do Queen, virei fã. Banda nacional a primeira que eu ouvi falar foi o Sepultura com o LP "Morbid Visions". Nos anos 80 eu mesmo fiz parte de uma banda legendária da região que eu morava (Gravataí-RS): Esfinge. O primeiro disco de Metal Nacional que eu gostei pra caralho foi o Schizophrenia do Sepultura, aí eu aderei totalmente ao Thrash. Também gostava do Leviaethan e do Astaroth, bandas gaúchas. Mais tarde, conheci a Panic também gaúcha. E comecei a me envolver mais com o underground e passei a gostar de várias bandas. eu curtia muito mesmo era o PUNK, HC Nacional e eu fui fã do B-ROCK oitentista. eu ouvia muito o Crucificados pelo Sistema do R.D.P. e gostava.


Emerson Mördien (Les Mémoires Fall / Die, Sammy Die) - Comecei curtindo rock desde criança pois meu pai já colocava no play de casa sons do Red Hot Chili Peppers,R.E.M.,Skid Row,The Lemonheads... Mas a primeira banda de rock que eu peguei para escutar foi em 1999;que foi o The Offspring! O heavy metal entrou na minha vida no dia em que eu ouvi Nova Era do Angra e logo em seguida o cd Tales From Twilight World do Blind Guardian,que realmente mudou minha vida junto com o cd Live in São Paulo do Angra,que eu quase furei de tanto ouvir e com o Wishmaster do Nightwish. Banda nacional preferida,por mais que hoje em dia eu tenho várias preferidas,mas sempre Angra será o destaque por que foi a banda que me influenciou a querer ser músico e ter banda! Serei eternamente grato ao Angra! E internacional eu posso citar 2 no momento que são as minhas preferidas: My Dying Bride e The Gathering da fase Anneke. Mas Nightwish da época da Tarja Turunen, provavelmente é a banda que eu mais seja fã de todos esses anos de heavy metal!


Gustavo Martins Knoop (Vetitum / Drunkenstein) - Curtia rock em 1998 pois essa época eu tinha 15 anos. Gostava de pegar escondido alguns cds da minha irmã pra ouvir. Entre eles tinham Led zeppelin "IV", Jethro Tull "Aqualung", uns quantos do Doors. Além disso eu gostava bastante de Raimundos. Lá por 1999 comprei meu primeiro baixo e foi ai que comecei a ouvir metal. Eu e a gurizada do meu bairro ouvia bastante Slipknot, Korn, Sepultura, Ratos de porão, e formamos a primeira bandinha de garagem em que toquei. Também comecei a ir em um bar, o "Entre nós" que tocava muitas bandas underground da cidade que iam do punk ao metal. Em 2000 entrei para uma banda de thrash metal que era a Carniceria que eu gostava muito e via os shows no "Entre nós". A banda durou até 2005. Com a Carniceria o metal não saiu mais da minha vida. Hoje em dia o que eu mais gosto acho que seriam Nacional: Sepultura e Gringo: Danzig.



Flávio Gonçalves (Dark Tower) - Na verdade, não sei bem ao certo como eu comecei de fato a gostar de Heavy Metal. Mas lembro de quando tinha uns 08 anos de idade, ouvi Painkiller, do Judas Priest num vinil (Coletânea do Rock in Rio II). Achei bom e ficava pedindo para os meus pais comprar o disco. Enfim, eles compraram e eu ouvia incessantemente a citada música do Judas. Quando completei uns 11 anos de idade, um vizinho e amigo de infância, que já era grande apreciador do estilo, apresentou-me várias bandas de Metal. A partir daí, este gênero musical passou a ser meu estilo de vida. Bandas que gosto: internacional: Dissection e nacional: Miasthenia.



Ronnie Giehl Forkill Thrash (Forkill) - ...Bom, na época do show do Kiss no Maracanã em 1983 foi meu início, e logo em seguida conheci o Maiden. Lembro que no Rock in Rio de 85 eu já conhecia todos os discos lançados deles e já era super fã. Era não sou ainda rsrsrsr!!! Banda nacional que curto muito atualmente é o Violator, mas de todos os tempos é o Sepultura, da fase Beneath The Reamains/Arise. Banda internacional: Atualmente é o Exodus, mas de todos os tempos é o Iron Maiden do The Number of the beast!!


Fábio Absolem (Absolem) - O pai de um amigo meu, tinha o Somewhere in time  do Maiden, e a capa me deixava pirado. Um dia  meu amigo deu uma pernada no pai dele , e levou o disco na minha casa .E minha vida mudou pra sempre. Na sequência conheci Beneath the Remains do Sepultura... Fui me envolvendo rapidamente ... Montei minha primeira banda , chamada Infanticidio... rsrsrs. Posso citar o Cynic como uma de minhas bandas favoritas e nacional, Quaterna Réquiem.


Val Oliveira (Rattle) - Comecei a ouvir metal com 12 anos, em 1984, ouvindo e vendo na TV os clips que passavam, como Kiss, Iron Maiden, Van Halen, etc. e por intermédio de primos que me mostraram discos de bandas de rock nacional, metal e hard rock como Deep Purple, Rush, Whitesnake. Minha banda preferida é o Iron Maiden e nacional o Sepultura.



Guilherme de Siervi (Skyrion / Syren) - Bem como todo garoto eu gostava muito de desenhos séries e etc ..., Então cresci ouvindo as abertura desses programas do final dos anos 80 e inicio dos 90, foi ai que comecei a prestar bastante atenção ao estilo Hard rock, Heavy metal. Lembro de em 94, quando tinha 10 anos, ouvir a abertura dos Power rangers e ficar alucinado com aquela música bem pesada, dai para frente fui pesquisando sozinho e descobri o Iron Maiden, que mudou para sempre minha vida que continua sendo minha maior influência e minha banda favorita até hoje. Ai você vai descobrindo outras coisas, Metallica, Megadeth, Slayer, Dream Theater, Symphony X, Testament e por ai vai.... Curto todas as vertentes do Hard rock e Heavy metal nestes 20 anos imerso nesse estilo. Como todos sabem, metal não é só um estilo musical mas também um modo de vida. Ah, lembro também dos Tranformers nos anos 80, com Van Halen e outros, a abertura do MacGyver com o Rush e muitas coisas legais desse período.


Ricardo Neves Costa (Mutilator) - Eu comecei a ouvir Heavy Metal aos 12 anos de idade, através de bandas como o  KISS, AC/DC, Black Sabbath e Iron Maiden. Banda nacional que gosto, o Sepultura e banda internacional, o AC/DC.

Thiago Donizeth (Mystic Atrocity / V.E.C.S.) - Minha iniciação com o heavy metal foi quando eu tinha uns 07 ou 08 anos. Meu primo me mostrava uns sons quando eu ia na casa dele. Comecei ouvindo Iron Maiden, é uma banda que gosto até hoje, mas quando eu ouvi o Kill Em All, do Metallica, me identifiquei demais com aquele estilo de som, fiquei fascinado com as palhetadas e os solos e depois disso fui conhecendo outras bandas de Thrash Metal, como Exodus, Kreator, Testament... Comecei a estudar guitarra e foi algo que adoro fazer que é estudar música e tocar guitarra. Sempre que dava eu ia nos ensaios da banda da qual faço parte hoje a Mystic Atrocity! Banda nacional: Sepultura e banda internacional: Testament.


Baldo Barreto (The Black Bullets)  Eu comecei ouvindo heavy metal quando era moleque, junto aos amigos. E com a internet, fui descobrindo as bandas... Banda nacional, eu curto o Sepultura e de fora, curto o Pantera.


Luis Carlos Domingos (Brave) - Minha iniciação dentro do Heavy Metal, foi em 1988 quando meu irmão trouxe pra casa dois discos de vinil: Europe "The Final Countdown" e Iron Maiden "Seventh Son of a Seventh Son"... Foi aí que descabelamos haha... De lá pra cá se passaram 25 anos... E meu amor, minha paixão não só pelo Heavy Metal, mas também pela música em um todo,... só aumentou. Eu canto desde os 04 anos de idade. mas quando ouvi pela primeira vez uma música de heavy metal. Foi amor a primeira vista. Pensei que era aquilo ali que gostaria de cantar. Banda nacional que eu curto muito? São várias haha, fica difícil de falar uma só. Se for dentro do Heavy metal eu falo o Hellish War, ou o Stress, mas se for dentro do rock, digo sem duvidas, "Os Pholhas". Internacional: Manowar, King Diamond e Iron Maiden... faz a tríplice aliança metal hahaha...

Guilherme Hawthorn (Hawthorn) - Eu comecei ouvindo rock nacional com uns 13 anos mais ou menos, no rádio mesmo, já que na época não existia internet e aos poucos, íamos trocando fitas e assim conhecendo bandas mais bandas novas e mais pesadas. Uma banda internacional que eu sou fã, entre muitas é, Dimmu Borgir. Comecei a ouvir eles em 98, com o CD ENTRONE DARKNESS THIUMPHANT e me inspirei a montar a banda por causa deles. E a nacional, que eu gosto, é com certeza o KORZUS. Conheci eles através do CD KZS, e de lá pra cá, continuo gostando. O show deles é muito bom e os CDs mantém a mesma brutalidade e pegada de sempre.


Marcelo Coutinho Pena (Absolem) - A minha iniciação com heavy metal foi na sexta série. Eu estava com uns 17 anos. Fui ao centro numa loja de discos e comprei meu primeiro Lp, que foi do Iron Maiden - The number of the beast. A partir dai nunca mais parei. A banda nacional da época: MX e até hoje por que voltaram as atividades. E a banda internacional, o Slayer.


Alexande Pontes (As Dramatic Homage) - Tive uma família muito animada durante certo período e lembro–me que em meio as festas na casa de uma tia, onde sempre tinha muito samba, meus primos mais velhos se refugiavam no quarto para ouvir rock. Como éramos um grupo de crianças que andávamos muito unidos, era natural irmos um na onda do outro e até então a iniciação ao Metal veio por volta de 84/85, com o disco do Iron Maiden – Powerslave, que meu primo havia pego emprestado com outro colega vizinho, que o pai era marinheiro e trazia esses Lp´s da Europa, quando ele viajava. Ao decorrer do disco eu me atentava as melodias, harmonias do álbum e  ficava realmente fascinado por tudo aquilo que acontecia a cada faixa, porém a música “RIME OF THE ANCIENT MARINER” foi que tomou meu coração com toda estrutura épica e um pouco densa, por volta dos seus 6:20. Assim tenho esse momento que marcou toda minha vida como a iniciação no segmento Heavy Metal. Banda nacional: Sempre gostei de bandas mais ousadas, ou que pelo menos mostrasse algo fora do convencional e realmente gostaria de citar algumas que infelizmente não existem mais, como é o caso do The Mist. Mas deixo aqui todo meu respeito pelas obras da banda GENOCÍDIO, que está em atividade até hoje fazendo trabalhos com qualidade e mantendo suas raízes sem seguir tendências. Banda internacional: Citar uma banda internacional que eu goste é complicado, porque isso depende do momento, porém como vivo escutando muitas coisas ao mesmo tempo e de estilos diferentes, seria preciso citar no máximo umas 05 dentro e fora do estilo Metal hehe, mas desta vez não vou citar uma banda de metal e sim uma de Rock progressivo (até certo período) que é minha banda de coração que é o Genesis.



Leandro Augusto Borges Lima (Nostoi) - Meu primeiro contato com o heavy metal, foi um LP do Ozzy Osbourne que um tio meu tinha, em meio a sertanejos e caipiras na casa da minha vó. Na mesma época conheci o Iron Maiden na escola, com amigos, ouvindo o Virtual X, e outro tio comprou o Number of The Beast. Dali pra frente, fui conhecendo outras bandas, em especial do chamado gothic metal na época, que estava no auge no Brasil, e ai passei a conhecer de tudo um pouco. Uma banda nacional que eu gosto muito é a Shadowside, de longe minha nacional favorita (nunca fui um grande fã de Angra, rs). Internacional, fico com duas que gosto muito e são pouco conhecidas no Brasil ainda. A dinamarquesa Volbeat e a japonesa Onmyouza!

Reinaldo Leal (Unmasked Brains) - Primeiro contato com rock/metal: um single que achei no meio dos LPs da minha mãe, deve ter sido por volta de 1983. Single: The Ballroom Blitz (Sweet). Lembro que adorei aquele ritmo, a melodia, a música toda. Outro fato: tenho um primo mais velho que sempre pedia vinis de aniversário e natal. Eu deveria estar com uns 11 anos na época. Eu adorava as capas, os desenhos, e antes de dar o LP, eu ouvia, curtia geral aquela "barulhada". Eram LPs do Iron Maiden, Accept, Def Leppard, Judas Priest. E com o Rock in Rio, eu vi aqueles caras todos pela TV. Banda nacional e internacional. Citar uma de cada é muito pouco, mas como é assim, não posso fugir dos medalhões. Sepultura/Metallica. Posso citar também, dentro da linha Rock Nacional, Titãs. Fui a muitos shows quando eram os 08. As performances, os shows eram memoráveis!!!

Luiz Syren (Syren) - Eu amava música pesada mesmo antes de escutar Metal, eu adorava Disco music , soul Music e Funk music e Rock n Roll Elvis, Jovem Guarda, Bill Haley, todas as músicas que eram as mais pesadas eu adorava... Um dia na casa de um amigo do meu primo, ele me mostrou um disco que ele não tinha curtido e que os caras iriam fazer show no Brasil. Quando ele me mostrou aquela capa azul com os rostos em azul e olhos brilhantes e fixos já me chamou a atenção. Quando ele colocou e veio os primeiros segundos da Creatures of  the Night  eu pensei "cara, era isso que você procurava muito tempo". Fiquei à tarde toda escutando o álbum sem parar, saí dali com uma meta conseguir aquele álbum de qualquer forma e depois disso vieram milhares de outros álbuns,  fotos,  revistas e muito mais tempo depois uma banda...rs. Pergunta mais difícil, eu realmente adoro várias bandas nacionais... Em um pensamento rápido citaria umas dez fácil... Escolher uma é complicado..hahaha e internacional, SLAYERRRRRRR !!!!

Sandro Rabelo (DAOS) - Foi ainda na infância, na minha casa sempre tinha discos de Caetano, Chico Buarque, Novos Baianos, mas o que me despertou curiosidade de ouvir foi a capa de um disco em questão, quando ouvi fiquei completamente hipnotizado pelo som, principalmente o da bateria e o que me levou a escolher esse instrumento, estou me referindo ao LP Led Zeppelin IV e a experiência de ter 09 anos e ouvir BLACK DOG logo de cara, pode ser assustador ou a melhor experiência da sua vida. No caso foi a segunda opção, tenho certeza de que por causa dessa experiência sempre procurei por sons mais pesados, mas também sou grato da minha casa ter muitos discos que iam de Elis Regina a Beatles, passando por Black Sabbath, The Who, Frank Sinatra, entre tantos outros, com isso passei a procurar novos sons e faço isso até hoje...

John Paul (Programa MetalRock - Quality Music Web Radio) - Meu primeiro contato com o Heavy Metal foi quando meu primo Weser (um apaixonado pelo estilo), me fez ouvir a música Mr. Crowley do OZZY. Eu devia ter uns 15 ou 16 anos, foi o bastante para mudar minha vida. Comecei a gravar os discos em fita cassete e ficando mais apaixonado pelo Metal. Depois minha prima me deu de presente um vinil do MASTER OF PUPPETS, do METALLICA. Disco esse que acho hoje o melhor disco de metal de todos os tempos. Em seguida comecei a comprar discos tais como: IRON MAIDEN (POWERSLAVE), PANTERA (COWBOYS FROM HELL), METALLICA (AND JUSTICE FOR ALL, BLACK ALBUM) entre outros. Agradeço ao meu primo por ter feito eu ouvir Mr. Crowley e ter eu entrar nesse maravilhoso mundo do Heavy Metal.
Celo Rosendo (Unknown Code) - Eu comecei com o instrumento, sempre estive tocando violão, após os 11 anos de idade, 1993, nesta época eu ouvia clássicos do metal nacional e rock também, não curtia músicas internacionais por que eu não entendia nada de outros idiomas. O que acho que é o início para a maioria dos headbangers. Mesmo assim, trocava K7 e LPs e Vinis com amigos na época na escola onde eu cuidava da rádio por ser do Grêmio estudantil era muito diferente de hoje, pois só rolava rock e metal pelo que a galera pedia. Eu trabalhava já duro como auxiliar de pedreiro para comprar meus discos e vinis, mesmo meu pai dizendo que não era necessário, nessa brincadeira nerd, colecionei mais de 70 bolachão até 1996. Interessava-me muito pelo “Fúria MTV”, o suficiente para arrumar uma discussão com minha mãe por que eu tinha que ir para a escola e eu ficava aguardando o programa começar as 2 da madruga, mas fiquei firme, mesmo sobre pressão, “HAHA”. Nunca tive problemas com rock e metal nacional, sempre gostei e ouço muita coisa e sempre irei ouvir, pois acho que a música boa deve ser apreciada como um bom vinho também independente do tipo de uva que foi feito. As minhas primeiras foram Sarcófago, Ratos do Porão, e depois Sepultura o famoso Bestial Devastation, então procurando alguns vinis num sebo acabei por comprar Harppia “A ferro e fogo” com um som que todos conhecem “Salém, a cidade das bruxas”, pois foi o que me atraiu principalmente, mas só depois descobri que realmente a cidade existiu. Com 16 anos que comecei mesmo a curtir bandas internacionais de metal, eu tinha uma locadora e com dois playstations a galera colava e se divertia enquanto eu ficava tocando numa guita flaming veia que comprei de um amigo, e um cubo que dava nos nervos, que no fim eu meti a marreta nos dois, nesta época eu conheci Death, Kreator, Vader, Deicide, Benediction, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Dying Fetus, etc e também Megadeth, Slayer, Testament, Iron Maiden, Motorhead, Black Sabath, e incrivelmente depois Metallica e após isto depois de um tempo aos 22 anos de idade, conheci Tristania, Trail of Tears, After Forever, Nightwish etc,  pois era um momento que eu pagava para ter aulas de teoria musical. Me interessei pelo vocal grunts quando ouvi as variações graves e agudas do grunts do Morten Veland do Tristânia e quando brincando consegui executar algo e comecei a praticar. Hoje eu estou apenas com 3 Vinis, por causa de uma bebedeira de vodka, parece que realmente causa amnésia tomar. Tenho agora um do Motorhead “Rock n Roll”, Pantera “Far beyond Driven (capa original de 1994), que ganhei de um amigo que curte punk, e Exorcist “Nigthmare theatre” único e raro de uma banda de black/death de 1985 e que toca sobre tema que mais gosto no metal, “bruxaria, e misticismo na inquisição”, o meu preferido que ficou em casa no dia da loucura. Agora me perguntem o que aconteceu com o resto dos vinis?

Fabio Santos (Darklight Corporation) - Cara, o metal entrou na minha vida através do Whitesnake. Meu avô que na época tinha uns 60 anos me deu o vinil. Eu acho que eu tinha uns 08 anos de idade. Ai veio o Titãs que na época era uma doideira e o único acesso que eu tinha aos caras era quando eles tocavam doidões no programa do chacrinha kkkkkkkk. Logo na sequencia veio o Iron Maiden e Metalica. E a coisa começou a desgraçar mesmo quando o ouvi pela primeira vez o Sepultura. Ai a casa caiu kkkkkkkkkk. E então montei minha primeira banda com 13 anos. Só barulho, mais era irada kkkkk
Bandas nacionais? Vamos lá... Threat, Seita,Oitão, Eminence, Dilúvio são minhas favoritas. Banda gringa é o Six feet under.

Um comentário: