terça-feira, 24 de setembro de 2013

Entrevista: Ancestral Malediction

Expoente do death metal, a banda surgiu em 1994 e hoje carrega uma bagagem de muita representatividade ao metal nacional. Poderemos apreciar um pouco mais sobre a banda nesse papo com Fernanda Lessa, baixista do ANCESTRAL MALEDICTION.

1- Comece nos contando a atual formação da banda e sua proposta inicial. Death metal é o que melhor define a banda?
A atual formação da Ancestral Malediction é Eduardo (guitarra/vocal), Emersom (guitarra), Fernanda (baixo) e Ronaldo (bateria/vocal). A proposta inicial sempre foi o death metal desde quando a banda foi formada e com certeza o death metal é o que define melhor a banda.

2- A banda lançou as demo tapes "No Mercy" em 1998 e "Ancient Contradictions" em 1999, que foi um passo para lançarem o split com a banda Ophiolatry. Daí veio o cd "Demonic Holocaust, lançado em 2001. Em 2005 veio o cd "Huge Blackness". Que repercussão tiveram esses lançamentos e shows nessa época? O Ancestral Malediction alí sentiu que estava no caminho certo que desejavam?
Bem eu não acompanhei essa fase com a banda diretamente, mas sei que foi muito bom na época, tiveram  muito shows bons. Sei que na época a banda teve uma boa repercussão e tocaram desde o sul ao norte do Brasil.

3- Já pude conferir a banda ao vivo e devo confessar que o show é matador. Um trabalho realmente bem elaborado e levado a sério. Como já disse a você, fiquei impressionado com seu estilo. Devo destacar que a banda já abriu shows de valiosas bandas expoentes do metal extremo, como Morbid Angel, Deicide, Monstrosity, Desaster, Incantation e tambem grandes nomes do metal nacional, como Krisiun, Torture Squad, Rabaelliun, Ophiolatry e tantos outros. Como tem sido pra vocês em termos de crítica e espaços para shows?
Tem sido bons em termos de críticas, pelo menos as que chegam até a banda. Em termos de espaços para shows ainda está pequeno, mas isso deve mudar quando lançarmos nosso próximo cd, que está matador e é o principal foco dos integrantes no momento.

4- Se me recordo, a banda "deu um tempo" por volta de 2006, para replanejar a vida e voltaram em 2011, onde se deu a sua entrada na banda, correto?
Sim a banda deu um tempo por motivos da vida pessoal de um dos integrantes. Isso foi um pouco ruim, mas acontece. Minha entrada na banda se deu quando tive contato com o Eduardo, que na época estava querendo montar um projeto com o nome Believe in Hell, em 2008. Então começamos a ensaiar fazendo músicas. Com a saída do baterista que tocava nesse projeto chamamos o Ronaldo, que também estava querendo voltar a tocar e consequentemente o Emerson também entrou, onde então percebemos que o melhor seria voltar com a Ancestral Malediction, pois não tinha sentido os 3 integrantes remanecentes membros formarem uma nova banda. Isso se deu em meados de 2010, foi quando se deu minha entrada na banda.

5- E falando em Fernanda, ao qual acompanhei um projeto solo, diferente totalmente do que faz no Ancestral Malediction rs, gostaria de saber como surgiu esse seu projeto particular e o que pode se esperar dele no futuro?
Nossa, ele surgiu a muito tempo atrás, digamos as músicas, desde quando estudava violão erudito tinha mania de compor. Nunca gostei de tocar música dos outros e sempre foi até até hoje rs. E tenho sim esse projeto, porém é para um futuro, o qual espero ser próximo, pois esse ano que comecei a ensaiar bastante as músicas, até porque criei umas nova e estou relembrando umas antigas, mas me falta tempo e dinheiro. Se não fosse por essas duas coisas, talvez já estaria pronto. Pretendo convidar alguns músicos e amigos e tocarei bastante violão ao invés do baixo. Bem, no momento é somente isso que tenho a dizer sobre esse projeto, um dia ele sai rs.

6- Também não poderia deixar de te perguntar, sobre uma polêmica que sempre surge e você já deve ter passado por isso. O fato de ser cristã ou não já te trouxe problemas?
Primeiro para começar não sou cristã, mas foi bom ter feito essa pergunta para deixar as coisas bem claras. Essa coisa de cristianismo é o seguinte: que muitos querem ouvir você dizer "ave satan", que você fique blasfemando o tempo inteiro, ser radical ao extremo da realidade que vivemos. A Ancestral Malediction é uma banda que aborda em suas temáticas o anti-cristianismo, visto nos seus 2 primeiros cds que de uma forma mais diretamente expressa isso. Mas hoje os caras tem outras idéias com esses assuntos, não ficamos nos aprofundando em livros satânicos. Hoje a banda quer manisfestar isso de forma diferente, talvez mais para confudir do que explicar alguma coisa, pois o cristianismo infelizmente está a nossa volta em todo lugar, como em nossas famílias, amigos e no trabalho, sabe praga mesmo, que nem rato rs. Cara se você se revoltar contra isso e se isolar tá fudido. Problema com isso eu não tenho, muitos menos uma opinião formada sobre algo. Se posso te dizer algo que me define bem, não é ateu e nenhuma dessas coisas, é a toa rs, mas qualquer tipo de religião e adoração doentia me incomoda profundamente. Se alguém vier me questionar por alguma coisa que as vezes eu expresso, venha dizer isso pessoalmente, só assim veremos se me trará problemas.

7- Bom, voltando a banda e já com sua presença na line-up, lançaram a demo tape "Deteriorating", que mostra a banda com o gás necessário para iniciar sua nova etapa. O que vocês acharam deste registro e também como foi na visão do público e crítica?
"Deteriorating" na verdade foi para registrar alguma coisa em estúdio, pois a banda precisava mostrar seu retorno com algo gravado mesmo que fosse demo. Foi meio que na correria porque eu estava indo para o México na época e queria fazer a divulgação diretamente. Foi positivo perante o público, para alguns a produção poderia ter sido melhor, com certeza temos consciência disso e em termos das novas musicas que a banda quer é o peso e velocidade na medida certa e é isso que deverá acontecer no próximo álbum.

8- Em relação a estúdio, equipamento e condições para se ter uma banda aproveitando o que a tecnologia traz hoje, a vida corrida no dia a dia, com cada um tendo que inventar tempo para se dedicar a banda,... Vale a pena encarar essa maratona?
Com relação a isso fazemos o que podemos, somos cobrados um pelos outros dentro da banda. Nosso equipamento de ensaio hoje é muito ultrapassado mas fazer o que?? É com isso que temos que trabalhar e na medida do possível vamos investindo em melhores equipamentos e instrumentos. É uma maratona bem difícil, ainda mais aqui no Brasil que tudo é muito caro. Mas o que vale a pena é o prazer de tocar.

9- Ancestral Malediction está na criação de um novo CD? (Tenho ansiedade por material novo da banda!) O que há de concreto e o que já pode adiantar sobre isso? 
Podemos apenas adiantar que estamos com novas composições prontas e definidas, outras em processo e em busca de um estúdio para outubro começarmos a gravar algumas faixas já definidas. Também regravaremos algumas faixas do "Deteriorating", pois nesse tempo surgiram novas idéias mais legais para aquelas músicas como solos, letras, etc..

10- Espaço aberto então para mensagem final aos que acompanham a Quality Music Web Radio.
Agradeço ao espaço concedido primeiramente e espero a todos os que acompanham a Quality Music Web Radio, muito metal na cabeça e no coração sempre, hailll e valeu...


Nenhum comentário:

Postar um comentário