terça-feira, 13 de agosto de 2013

Entrevista: Vetitum

Banda doom/gothic metal, teve seu início em 2001, no Rio Grande do Sul. Esta é a VETITUM, banda gaúcha, 'alvo' de nossa entrevista.

1- Começo parabenizando a banda pelo grande trabalho que desenvolvem e os convido a nos contarem qual a formação atual da banda e também qual foi a ideia inicial ao criar a Vetitum.
Bom, primeiramente agradeço pelo elogio e pelo convite da Quality Music Web Radio para esta entrevista e pelo espaço ao nosso som na programação da rádio. A Vetitum iniciou como uma reunião de amigas, sem muitas pretensões. A intenção era fazer músicas e se divertir. Com o passar do tempo a banda foi ganhando maturidade e as composições tendendo ao gothic e doom metal.  Desde 2009 a banda conta com Daniela Moreira (vocal), Luisa Branco (bateria), Gustavo Knopp (baixo) e Paula Oliveira (guitarra e vocais extremos).

2- A banda possui a demo "Inspiration" e o single "My weakness", pensando agora em um novo cd demo. Como foi a aceitação do público e crítica para esses trabalhos?
A demo “Inspiration” foi lançada em 2002 e em 2004 recebeu duas bônus track que pertenceriam a demo “Locked in a Dream”, a qual teve a divulgação suspensa pois não estávamos satisfeitas com os resultados obtidos nas gravações. Esta versão com quatro músicas foi o trabalho que teve maior divulgação e ótima aceitação na mídia especializada obtendo resenhas positivas em revistas como Rock Brigade, Roadie Crew e foi destaque da edição na revista Valhalla. Com a formação atual temos dois singles sendo divulgados na internet, “My Weakness” e, lançada mais recentemente, “Still Living”, as quais tem tido boa aceitação do público.

3- Shows parecem ser constantes para a banda. Como tem sido as apresentações, espaços e público ao modo de ver de vocês?
Aqui em Pelotas, a cena tem andado muito boa, com festivais underground acontecendo com freqüência. A cena tem se recuperado após um período sem muitos eventos, principalmente por iniciativa da Bokada Produções, criada por amigos que sempre viveram o nosso underground.  É por iniciativa deles que temos nosso próximo show marcado para este sábado, 17 de agosto.

4- A internet e as redes sociais têm sido boas aliadas para apresentar o trabalho da Vetitum? De que forma usam isso a favor da banda e quais as respostas obtidas?
Com certeza a internet faz toda a diferença para a divulgação das bandas atualmente! Como a Vetitum começou em 2001, transitamos por várias fases, do final da época das cartas às redes sociais, passando por web site próprio que mantivemos enquanto não existiam sites que pudéssemos hospedar músicas e vídeos. Atualmente temos divulgado nosso trabalho nas nossas páginas no “Facebook”, no “Myspace” e no “Soundcloud”, com bom número de acessos e contatos.

5- Quais os planos imediatos que a banda pode nos adiantar? O que esperam para um futuro próximo?
Temos algumas gravações alinhavadas e músicas novas a serem registradas. Infelizmente nossos compromissos pessoais não tem permitido a dedicação necessária para a conclusão desde novo CD demo ou EP, por tanto ainda não temos como estimar uma data de lançamento de um trabalho completo e pretendemos seguir lançando as músicas on-line, individualmente, por enquanto.

6- Muito se debate hoje a presença do público nos shows de bandas autorais e nas covers. Como a banda encara isso?
Sempre defendemos a bandeira do som autoral, acho que música própria é o que a banda deve mostrar prioritariamente nos shows, é a maneira de uma banda ser reconhecida pelo seu próprio mérito. Claro, existem bandas cover muito boas com ótimos músicos, fazer um bom cover também exige muito talento e podemos perceber que a receptividade do público com as bandas cover é bem maior, bem mais fácil. Mas sempre soubemos encarar bem a platéia um pouco mais fria ao assistir um show autoral e sabemos valorizar muito cada pessoa que está “bangueando”, cada um que vem fazer um comentário positivo, cada aperto de mão ao descer do palco, pois sabemos que aquilo é um reconhecimento para músicas que criamos de maneira sincera com muita dedicação e paixão pelo que fazemos.

7- Como conciliam as correrias do dia a dia com a banda, que certamente exige tempo? Tem sido fácil?
Não tem sido fácil conciliar a banda com nossas tarefas do cotidiano. Acaba sendo difícil até marcar os ensaios em meio a compromissos de faculdade e de trabalho de todos os integrantes. Aceitar shows fora da cidade tem sido difícil também, infelizmente. Mas procuramos manter o nosso trabalho conforme a vida pessoal permite, através do esforço de todos em manter a Vetitum viva, mesmo com tantos compromissos do “mundo real”.

8- Que influências podem citar no trabalho da Vetitum?
Podemos citar bandas com vocais femininos como The Gathering e Lacuna Coil como as influências mais evidentes. Os integrantes da banda ouvem de tudo, trazendo elementos bastante distintos, o que fez com que no início fosse difícil chegar a um consenso sobre o estilo da banda a ser divulgado nos cartazes de shows e biografias.

9- Registramos aqui a mensagem final da banda aos que acompanham seu trabalho e também da Quality Music Web Radio.
Mais uma vez agradecemos a Quality Music Web Radio pelo espaço, essa grande iniciativa de apoio ao rock, ao metal e principalmente as bandas pouco conhecidas que o Vanderley Rocha mantém com admirável dedicação.  Agradecemos também ao apoio de todos que curtem a banda. Valeu mesmo!

Facebook: Vetitum

Nenhum comentário:

Postar um comentário