terça-feira, 7 de maio de 2013

Entrevista que concedi ao Portal ReiDjou! em 27/02/2013

Vanderley Carvalho Rocha fala sobre a Quality Music Web Radio

1 – O que o motivou a criar a rádio? E quais os objetivos que você pretendia e pretende com ela?
A Quality Music Web Radio surgiu pela experiência de já ter feito programas de metal em outras rádios, tanto FM, quanto web rádio mesmo. Era uma necessidade de dar vazão a um material de grande qualidade que necessita espaço para chegar ao conhecimento das pessoas que buscam novidades. Eu, juntamente com meu amigo John Paul, que apresenta o programa MetalRock, demos o pontapé inicial e hoje ela acaba de completar 01 ano de existência, sendo inclusive feito um show que foi maravilhoso, com as bandas Signatus, Stodgy, Unmasked Brains e Monstractor. Aliado a nós, há o amigo Hugo Guaraná, que esporadicamente apresenta o programa Guaraná Metal. Objetivo maior de divulgar o metal nacional e eventos que tem acontecido com freqüência.

2 – A rádio, recentemente, fez um ano. Nesse tempo, quais as alegrias, as tristezas e decepções que você teve? 
A resposta que a rádio teve nesse primeiro ano foi fantástica. Uma receptividade incrível para algo tão novo. Além de êxito na divulgação dos trabalhos das bandas, a amizade que se cria é também algo valoroso que fortalece e facilita o trabalho com as bandas. Decepções não houveram. De ponto negativo, apenas uma meia dúzia de bandas que precisam estar mais atentas a sua distribuição de informação, de respostas a quem os solicita algo. O exterior, em modestos números, também tem recebido muito bem a rádio. É com grande prazer que percebo ouvintes pelo Reino Unido, Japão, Argentina, Uruguai, muito fortemente na Alemanha e alguns outros acessos em outros pontos do mundo. Não há tempo para decepções ou tristezas, o trabalho vai seguir sempre buscando novas metas. 

3 – Como tem sido a recepção da rádio perante público e bandas? Você considera satisfatório o resultado obtido até então? 
Uma recepção muito valorizada pela Quality Music. A resposta tem sido positiva, de parcerias, de caminhos que nos direcionam a seguir. Pode ainda ser feito muito mais e a rádo está empenhada em batalhar firme para mais espaços, levando assim, cada vez mais, o metal nacional principalmente a novos rumos. É um trabalho diário para se ter a atenção e respeito dos ouvintes e iso faz criar um estado de alerta motivacional para estar sempre bem direcionado.

4 – Sabemos que há muitas rádios web voltadas para o metal. Como a Quality Music Web Radio procura se diferenciar perante as demais? 
Não penso ou não me preocupo com a concorrência diretamente. Sei que existem bons trabalhos na mesma linha, mas se não pensar apenas na Quality Music fazendo o seu papel, somos 'engolidos'. Se pensarmos apenas no nosso trabalho, o resultado virá e conseqüentemente, sobressairemos. Ter concorrentes é bom, motiva e proporcionam mais espaços as bandas, que merecem essa vitrine.

5 – Quais as metas que você pretende para a rádio visando seu fortalecimento? 
A rádio chegou ao seu 1º ano de vida. O que foi realizado realmente superou boas expectativas. A resposta de bandas, ouvintes e demais parcerias foram num nível de muita qualidade e entrosamento. A rádio tem inclusive uma parcela de ouvintes no exterior, principalmente na Alemanha. Bom, certamente números modestos, mas se for imaginar que cada um que ouvir pode repassar algo que ouviu, é realmente gratificante. O que já foi feito conquistou algo valioso, mas é necessário fazer a cada novo dia algo que de vazão a bandas que merecem estar no que chamo de "vitrine". A meta é fazer com que o 2º ano da rádio seja a consolidação de um trabalho honesto, realizado com amor e dedicação intensa. Um dos passos que a rádio tem dado para se fortalecer é estar junto a produtores de eventos trabalhando em parceria, assim como buscar novos parceiros que possam trazer novas idéias.

6 – Como você enxerga a situação do Metal nacional? Acha que há espaço para bandas novas crescerem, mesmo como poucos comprando CDs e apoiando as bandas? 
O metal nacional tem um passado grandioso. Ele tem representantes idolatrados pelo mundo. Hoje o metal nacional constrói uma nova etapa e tem muitas bandas com grande potencial, qualidade e dedicação. Os espaços aparecem devido até mesmo ao jeitinho brasileiro, mas ainda é necessário maior apoio do público, melhores parcerias que facilitem o custo de eventos e trabalharem sério nos ensaios, composições, divulgação mais profissional,... Em relação a cds, há outras formas de se compensar isso. Bandas podem comercializar shows, demos, camisas e um material que lhe traga uma forma de sustentar esse trabalho, até porque viver de música no Brasil é complicado. Mas acredito em crescimento, acredito no potencial de criação de pessoas envolvidas nesse meio.

7 - De que forma criam a programação da rádio e como tem sido a receptividade dos ouvintes, bandas, parcerias...?
A programação é prioritariamente composta de metal nacional, não deixando de ter grandes clássicos dos dinossauros do metal mundial. À medida que vai chegando material de banda nacional, ou mesmo bandas underground gringas, vão substituindo os clássicos, que acabam ficando para os programas mais específicos. Surpreende a receptividade, com uma aceitação bem acima do que esperávamos tão rapidamente. Para as bandas, parcerias, produtores, e demais divulgadores, tem existido um fortalecimento, um entendimento de que juntos vamos adiante.

8 – Obrigado pela atenção, Vanderley. Um abraço. O espaço é todo seu para qualquer mensagem e divulgação! 
Sou eu quem agradeço a atenção, parceria e espaço dado para tornar a Quality Music Web Radio mais conhecida em seus objetivos. Em todo o Brasil vejo pessoas se empenhando de alguma forma diferente para o apoio ao metal nacional. Aproveito o espaço para solicitar que conheçam nossa programação diária, assim como convoco bandas interessadas para enviarem seu material. E a vocês, obrigado pelo espaço cedido, é um grande prazer.


Para mais info sobre a Quality Music Web Radio: 

lelley2009@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário