terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Entrevista com a banda Unmasked Brains


Unmasked Brains...  Ao meu modo de ver, é a banda de total energia e prazer em tocar, como uma festa entre amigos. Assim vamos conhecer um pouco mais dessa banda de muita qualidade que tocará dia 16/02 no show de comemoração do aniversário da Quality Music Web Radio.

Reinaldo Leal: - Olá, galera da Quality Music Web Radio. É um prazer estar por aqui colaborando, participando dessa entrevista e com certeza, do show!!

Comece nos contando o porquê do nome da banda, sua atual formação e o estilo do trabalho desenvolvido pelo UNMASKED BRAINS.

Reinaldo Leal: - A história começou lá atrás, em 1990, quando formamos uma banda, na época Milícia Armada, nos tempos de escola. Eu estudava com o Elcio Pineschi, que por sua vez era vizinho do LGC, contando ainda com outros amigos (eram 8 no total). Estávamos iniciando o aprendizado com os instrumentos. O som tendia mais para punk/rock/hardcore, e com o passar do tempo, naturalmente foi se aproximando ao gênero que mais nos influenciava, que era o Metal, de uma maneira geral. Em 1993 faríamos nosso primeiro show no Garage Art Cult, e naquela altura já éramos 4 (com Daniel no baixo), e já pretendíamos fazer a apresentação com o nome definitivo. Buscávamos algo diferente, que transmitisse nossa forma de ser, de pensar.  E assim foi. Cérebros sem máscara. Ficamos em atividade até 2006, depois voltando no final de 2011. Em relação à formação da banda, podemos dizer que foi sempre a mesma. A mudança, em 2012, foi a vinda de Denner Campolina para o baixo, que solidificou nossa sonoridade. E ele pode ser considerado um Unmasked desde o início, pois é amigo de mesmo tempo! Quanto ao estilo, não há de se negar nossas influências, que na verdade são muitas. É um fato natural a todos. O que procuramos é não copiar um estilo, uma banda que gostamos.  Acabamos por processar todas essas informações e dar nossa cara ao som. Por isso que adotamos o nome "allmetal". Tudo metal. Seja heavy, thrash, death, ou qualquer outra designação.


Como acompanho há algum tempo, a banda possui uma bagagem considerável, tendo passado por algumas transformações. O que os motiva a seguir?


Reinaldo Leal: - Nossa maior transformação foi a idade! Acho que somos uma banda nova, mas que possui um passado. Lembramos de onde viemos, e sabemos para onde vamos. Somos novos no mundo atual. Viemos de uma época onde não existiam telefones celulares. Velocidade de transmissão de informação infinitamente inferior à atual. Mas cada época tem seu valor. O que importa é se situar e ajustar-se à realidade. O que nos motiva a seguir é a coisa mais simples: nosso vínculo. Somos amigos de adolescência, nossas atividades ultrapassam os limites da música. Cada um acompanhou o crescimento do outro, formação familiar. E em nossa relação "interna corporis", tudo é resolvido com sabedoria, exposição de argumentos. E adoramos tocar, compor, fazer shows,  enfim, nos divertir. Temos uma linguagem muito própria nossa. 

É verdadeira a definição de que não há fronteira entre o palco e o público? Como a banda interage em seus shows? O que se pode esperar na apresentação do UNMASKED BRAINS?

Reinaldo Leal: - Sim! Para todo show que somos convidados, temos toda uma preocupação com logística, com o material técnico que nos será disponibilizado, com aquilo que queremos exigir e que também estaremos dispostos a contribuir. Produção de show é uma via de várias mãos. Todos devem estar comprometidos. Eu sempre digo aos produtores: cara, não liga, mas eu vou te encher o saco perguntando de tudo sobre teu evento. Digo isso, pois um show envolve uma série de fatores, que por si só são passíveis de problemas, ainda mais na correria que os shows acontecem. Então, procuro antever os possíveis problemas e já apresentar as soluções, e produzir de fato nosso show. Não só a questão musical, mas também a apresentação visual da banda. Sempre fizemos isso. A interação com o público acontece de forma mais espontânea possível. Cada vez é uma vez! Nós estamos ali para que nos vejam, mas também queremos ver o público. Trocar energia. Olho no olho, encarar a galera! Se alguém quiser subir no palco, cantar, gritar enquanto rola a música, que assim o faça! Da mesma forma que, se eu resolver ir agitar no meio da galera, eu vou fazer! Pode-se esperar muita energia, busca pela qualidade musical, bom entretenimento.
Denner Campolina: - Pra mim não há fronteira entre palco e público, não me incomoda a participação da platéia em nenhum momento, ate gosto de entrar na roda. É muita diversão e nunca vi uma briga, a galera de metal é unida na doidera...

Quase disponibilizada uma nova demo. O que ela trará para os que curtem o trabalho da banda? Como foi criar esse material? O que pode nos adiantar dela?

Reinaldo Leal: - Essa compilação é literalmente uma demo. São músicas que foram gravadas há algum tempo, e que acabaram servindo de base para que desenvolvêssemos mais suas harmonias, construções e timbres. Serão aprimoradas e constarão no CD que estamos finalizando. Queríamos também inserir essas músicas em um contexto, então nosso art designer (Jobert Mello) fez uma capa e encarte, dentro do tema "A Máquina", que compõe nossa identidade visual. Essa capa também é um link para a capa do CD. O conjunto da arte que, por sinal, está ficando fantástica.

São 4 amigos de longa data que estão unidos num trabalho de qualidade e de forma séria, vão brincando no palco. Como é lidar com a correria diária para encontrar tempo de se dedicar ao UNMASKED BRAINS?

Reinaldo Leal: - Quem faz alguma coisa pelo underground, não faz porque gosta. Faz porque gosta para caralho \,,/! Família, namoros, tempo para estudo, trabalho, compromissos pessoais, gastação de grana, e ainda se arruma tempo para a banda, para ir em um show, para gerenciar uma rádio, ou um blog! Em relação a nós, nosso combinado é que nossa diversão não tem mais prazo de validade, pois sabemos exatamente nossos caminhos, aonde seguir. E da mesma forma, temos plena consciência das responsabilidades, de apresentar um bom produto. O tempo vem da parcela que cada um dispõe de sua vida pessoal para a banda.
Denner Campolina: - Meu tempo todo é dedicado a musica, trabalho e vivo disso toda minha vida, mas estudei física..hahaha.. toquei com LGC numa banda, grande guitarrista e conheci todos inclusive o Daniel,  antigo baixista. Reinaldo e Elcio foi uma amizade imediata..gostei da banda assim que ouvi, achei todos muito bons...anos depois, ou melhor em janeiro de 2012 rolou o convite pra entrar..tocar com quem manda bem já é muito bom, ter afinidade e ainda ser amigo melhor ainda!

Como tem sido o espaço para apresentações da banda em todos locais onde a banda esteve fazendo shows?

Reinaldo Leal: - Bem, em todos os shows que fizemos, buscamos sempre colaborar com as bandas envolvidas, com todos da produção. E a receptividade do público sempre foi excelente. Acreditamos que o público tem que ser cativado, conquistado e motivado para sair de casa e ir ao seu show, ao seu evento. Não é uma obrigação. Que vá motivado a ir! E que aproveite o dia!
Denner Campolina: - Nossos concertos têm sempre muita energia, nem sempre as condições são profissa. É preciso estar bem ensaiado pra tocar e ouvir interiormente, as músicas são próprias, de um nível alto, e me preocupo muito com a sonoridade do baixo, uso cordas 0.50, partiturei quase todas as musicas pra colar com a batera e as guitarras logo nos primeiros ensaios.


De que forma a banda busca divulgar seu trabalho e como tem sido a receptividade?


Reinaldo Leal: - A divulgação vem de várias formas: seja direta, que acontece nos próprios shows, seja através das ferramentas que existem. Tudo precisa ser gerenciado, de forma que a exposição não seja má aproveitada. Em nosso site, procuramos registrar as notícias mais importantes, tais como shows realizados, vídeos lançados, novidades gerais. Não é exatamente um diário, mas um registro de atividades relevantes. Em redes sociais, tais como Facebook e Google +, utilizamos tanto como interface de relacionamento e divulgação mais massificada. Já o Youtube é uma das ferramentas favoritas, pois sempre registramos todos os nossos shows, e assim conseguimos levar a apresentação além do palco. Serve também para analisarmos nossa performance, autocrítica. E também como exposição daquilo que se faz na tranquilidade de um estúdio de gravação. Se tá bonito no CD, tem que ser também no ao vivo! A receptividade também é muito boa! Não estamos em busca de unanimidade, mas sim de um crescimento contínuo.


1º aniversário da Quality Music Web Radio. É onde estarão se apresentando dia 16/02. Quais as expectativas e o que aprontarão no evento rsrs ?


Reinaldo Leal: - As expectativas é que você fique moído uma semana de tanto pular! Você e todo mundo lá! O que vamos aprontar? Só na hora, nem eu sei!

Deixem a mensagem aos que acompanham a Quality Music e também ao UNMASKED BRAINS. Nos encontramos dia 16 \,,/

Reinaldo Leal: - Nós vamos lá não só para que nos vejam, mas para ver a galera detonando!!! Esperamos todos lá, com gosto de sangue na boca, com a missão de todo mundo botar devidamente para fuder! E PULA TODO MUNDO! Abraços!

Um comentário: