domingo, 12 de março de 2017

Entrevista: Silver Mammoth

Confira abaixo a entrevista realizada com Marcelo Izzo, contando um pouco sobre o trabalho da banda Silver Mammoth.

1- Gostaria que começasse nos apresentando a banda. Fale de sua formação e propósito ao criá-la.
Primeiramente quero agradecer a oportunidade de falar aos seus seguidores um pouco mais sobre o  SM.
Vou começar pelo segundo parágrafo, sou apaixonado por música desde os primeiros anos de vida, e com 12 anos ouvi “Paranoid” do Black Sabbath, e a partir de então, mergulhei nesta jornada e não parei mais. Estou falando de um tempo mágico, onde tudo era novo, e as curiosidades eram imensas. SM é composta por Marcelo Izzo Vocal, Marcelo Izzo Jr.(Teio) guitarra, Violão,  Chakal Baixo, todos desde o início, e atualmente Guilherme Barros na outra Guitarra e Ibanes Liba na bateria, confesso que estou muito feliz com essa formação. Os meninos são incríveis. 

2- Apesar de uma formação recente, a banda já tem alguns registros em CDs. Descreva cada um desses trabalhos na opinião da banda e como tem sido a aceitação do público em relação ao trabalho da banda?
1º Silver Mammoth Debut - O primeiro álbum do Silver, foi um processo incrivelmente espontâneo, a minha ideia era criar um álbum que não fosse definido como Hard Rock, Heavy Metal, Psicodélico ou Progressivo, era uma soma disso tudo, e as canções foram criadas nesse formato, queríamos que a mixagem tivesse lampejos dos 70th e 80th, algo direto, o álbum foi gravado com pouca produção, na raça, e hoje quando ouço é muito engraçado, fico me perguntando, porque não passei o facão aqui, ali, mas a galera gosta dele, sempre tocamos algumas músicas em shows. Graças a ele conseguimos estar aqui.
2º Pride Price - Este já tivemos um pouco mais de cuidado, desde a arte gráfica, como letras mais políticas, e alguns toques de Rock Progressivo. PP contém músicas mais pesadas, que fazem com que o álbum não tenha uma definição exata de som. Somos uma banda de Heavy  Rock e suas vertentes, esta é a definição.
3º Mindlomania - Me agrada do início ao fim, Mind é um álbum de certa forma conceitual, onde todas as canções falam do mesmo tema, um indivíduo que sofre de problemas psíquicos, ora achando que está sendo perseguido pelo Czar Vermelho por obter o código secreto, ora achando que Marte e Vênus vem buscá-lo, enfim, o álbum recebeu reviews incríveis, aqui no Brasil e no Reino Unido, onde duas canções "The time Has Come e Shock Therapy, tocaram em rádios, assim como matérias em Magazines como  “Power Play” que definiu o álbum como "Fab" e a  “Fireworks” de Gales que também o evidenciou, assim como a nossa pioneira Roadie Crew que deu nota 9,0 em um review incrível. “Mindlomania” foi escrito, gravado, mixado e masterizado com muita inspiração, sem contar o trabalho brilhante de Rafael Agostino, tecladista que está sempre conosco e que foi um parceiro e tanto neste álbum, ajudando a transformar toda essa ideia maluca em um álbum musical. 

3- A banda tem vídeos oficiais lançados e não perde tempo, trabalha constantemente para apresentar algo novo. Como conciliam a correria diária com as dificuldades de se ter uma banda no Brasil atualmente?
Boa pergunta, acredito que se não fosse por amor, não seria possível, ainda mais para mim, que tenho outra atividade profissional que me toma o dia todo, deixo para fazer as atividades do Silver Mammoth a noite, e vai até madrugada, seja compondo, escrevendo material novo, respondendo e-mails da galera, da Press que publica algo sobre a banda, faço questão de agradecer a todos que nos prestigiam, seja um seguidor, ou fã da banda, assim como parceiros e profissionais da área, quanto as novidades, é sempre bom ter algo novo e com qualidade para apresentar, nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos, aqui é tudo mais difícil nos dias de hoje. Mas como disse no início, precisa amar tudo isso, se não esquece.

4- O que acham da atual cena metálica nacional? O que vocês citariam como destaque?
Tenho visto algumas bandas fazendo Tour, e isso é o mais difícil no atual cenário, temos poucas casas que abrem portas para as bandas autorais e quando abrem, muitas vezes sem estrutura ou valorização alguma, diferente de outros países onde a cena autoral é que impera. Mas mesmo com todo lixo sonoro que os poderosos meios de comunicação enfiam goela abaixo, vejo a cena em uma crescente, com algumas bandas excursionando inclusive. Sou sempre otimista e seria muito legal se nós do Heavy Rock tivéssemos 10% do espaço que outros estilos têm, seria mágico.

5- Como tem sido para banda os shows? E como está na visão de vocês, a dificuldade do público apoiar os eventos com maior presença?
Essa pergunta me incomoda sempre em responder, o booking de shows para bandas autorais é muito restrito na minha opinião, temos poucas casas de shows, muitas voltadas a tributos e baladas, mas penso que este não é o único problema, e sim algo da nossa cultura mesmo, claro que existem pessoas que apoiam, que se interessam por um trabalho de uma banda nacional, mas infelizmente são pessoas restritas a cena, acredito que isto possa mudar. Hoje é mais fácil conseguir uma Tour Internacional, do que no Brasil, é triste isso. Apenas uma observação, você vai a Buenos Aires por exemplo, e percebe o valor que dão para seus artistas, é muito normal sextas e sábados, bandas autorais se apresentando nas principais casas, com demanda de público, aqui as bandas sofrem muito, quem tem banda sabe o que falo, você cobra um valor baixo, tem todo uma logística para se apresentar, e muitos dão 1000 reais para um evento patrocinado e não dão 20,00 para ver uma banda nacional, temos grandes bandas, basta ir atrás do estilo que melhor lhe agrada. Mas como disse, sou sempre otimista.

6- A banda tem expandido seu trabalho conquistando espaço fora do Brasil?
Com o lançamento de “Mindlomania” conseguimos alguns reviews bacanas em UK, assim como 02 músicas em rádios, foi algo surpreendente para nós, um jornalista britânico enviou um e-mail dizendo ter gostado do que tinha visto na web, e pediu material. Um mês após, tiveram o carinho de chamar “Mindlomania” de “Fab” isso nos deixou muito contente.

7- O que há de concreto nos planos futuros da banda? O que pode nos adiantar?
Temos algumas coisas já estabelecidas, como o lançamento de duas músicas inéditas em compacto 7, uma realização pessoal, confesso, já que quem me conhece mais a fundo, sabe da minha coleção e do amor pelo vinil, sou apaixonado por material físico, diante disso, achamos que será legal ter um compacto em vinil neste momento, espero conseguir lançar isso este ano, dependemos de algumas questões para poder definir a data de lançamento.

8- Sobre o Tributo ao Motorhead, como surgiu a idéia e a oportunidade?
A princípio, um selo inglês nos contatou, para lançarmos “Mindlomania” no Reino Unido com 03 bônus, conversamos, e preferimos deixar isto para o futuro, através deste contato, foi feito o convite para a participação neste tributo, que para nós, é uma grande honra, homenagear uma banda maravilhosa que amamos, e estar ao lado de grandes bandas do Brasil.

9- De que forma acontece a criação e direcionamento do material da banda?
Geralmente eu tenho a ideia do som a seguir, mediante isto, escrevo a letra, e desenvolvemos simultaneamente a melodia, após isso, os arranjos, geralmente é assim que funciona, meu filho as vezes vem com algo pronto, aí adequamos para a sonoridade da banda e seguimos.

10- Finalizando, deixe uma mensagem aos bangers que acompanham nosso trabalho.
Como disse no início, agradeço imensamente a oportunidade de contar um pouco do Silver Mammoth aos seus seguidores, e dizer à aqueles que quiserem ouvir “Mindlomania” ele está em plataformas digitais, assim como nas principais lojas do Brasil, incluindo as Mega Store (Saraiva e Cultura) Die Hard e Baratos Afins na Galeria do Rock em São Paulo, e também em nossa loja virtual ( www.silvermammothband.com/Loja ) quem quiser saber um pouco mais das curiosidades da banda, nos sigam em nossas páginas na web.
Thanks so Much!

Links da banda:

4 comentários:

  1. Tive o prazer de ouvir as músicas do SM e adoramos tanto eu quanto meu esposo.
    Em especial adoro a Mindlomania. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado à todos os seguidores do SM, por toda atenção e carinho!
    Rock on!

    ResponderExcluir
  3. Long live to Silver Mammoth...love MINDLOMANIA album...keep rockin guys!

    ResponderExcluir
  4. Silver Mammoth "Rock" Excelencia!

    ResponderExcluir