segunda-feira, 13 de julho de 2015

O que é necessário para o fortalecimento do metal nacional?

Carlos Pala (39 anos. Fã incondicional do Iron Maiden, exceto pelo "Virtual XI") - Penso que e necessário musicas bem tocadas e inteligentes. Um cover ou outro, pro publico ver que a banda "toca" bem, mas banda de covers existem dezenas, de todas as bandas imagináveis, e algumas muito bem sucedidas nesse meio. Letras envolventes, com conteúdo (afinal, somos metaleiros e não funkeiros...). O momento atual do pais e do mundo são um vasto celeiro de ideias de letras. Nos anos 80, as bandas (brasileiras) falavam da repressão, da crise, de tudo de ruim que havia. Hoje em dia as mazelas ainda existem, mas parece que as bandas investem em "firulas musicais", virtuosismos (nas bandas que tem gente boa tocando) ou em vocais guturais, como que se não tivessem nada de bom ou útil para passar. Talvez por isso o hip-hop tenha crescido tanto, já que e justamente esse tipo de acontecimento ou situação que eles retratam nas musicas (musicas?). Somente com isso, conteúdo, colocando pra fora a revolta e ódio, catalizando os sentimentos do povo, que vão conseguir atenção da cena, aparecer, conseguir melhores lugares pra tocar, vender shows e seguir adiante, já que hoje em dia nem sei como é o mercado de "vender" musica. Já existem rádios 100% dedicadas a cena, como a Quality, do meu amigo Vanderley. Não adianta também ficar gritando que não tem espaço na cena e não enviar material pra divulgação. "Bandas de ensaio" nunca saem da garagem (ou dos estúdios, como e popular hoje em dia).


Bia Coutinho Tatuadora (Mysttica) - Acredito eu, que nos dias atuais, o respeito se faz ausente na cena metal nacional. Há muita intolerância e isso deveria ser dissipado. As bandas de metal nacional deveriam se apoiar mais e isso não é um discurso clichê, mas infelizmente é essa a nossa realidade.

Alex Voorhees (Produtor Musical) - O heavy metal nacional como movimento musical está MORTO. Algumas bandas trabalham por conta própria e pouquíssimas conseguem alguma coisa. Não se iludam, músicos: é POR CONTA DE VOCÊS, vocês tem que ser bons pra caralho, melhor que os gringos, tomem muito cuidado com o inglês, qualidade do material e prepare-se para concorrer de igual para igual com as bandas MUNDIAIS. Não tem moleza não nem garantias. Se você for muito bom, persistente, tiver diferencial - algum que seja - você pode - de repente, ter uma carreira mas não vai ficar nem rico nem vai viver disso (pode até viver, dando aulas, etc...)... pode ganhar tipo um profissional qualquer, de qualquer área. Não tem glamour. Vai dormir em rodoviária, dentro de van, dormir no chão em casa de amigos. Não se iludam. é CORRERIA e é parada para POUCOS, meus amigos. Abraços e boa sorte. E parem com esse papo de sucesso e união na cena que até existe, algum tipo de brodagem sim, se uma banda vier pedir ajuda a mim e estiver ao meu alcance, não vou negar. O papo é: trabalhe pra caralho, vai exigir mais do que 100% de sua energia e tempo. Não é todo mundo que tem como dar isso. Lembrem-se de outro conselho: nunca, EM HIPÓTESE ALGUMA, subestime qualquer banda. Principalmente as ANTIGAS. Primeiro: as bandas antigas já passaram por todos os perrengues que vocês possam imaginar e as bandas novas, bom... todos já começaram uma vez. Hoje você pode estar precisando de ajuda, estar tocando meio tosco mas amanhã ou depois você poderá estar bombando. Então respeitem todo mundo.

Vivi Alves (deCifra me / Mortarium) - Creio não haver uma receita de bolo para o fortalecimento da cena, mas sem dúvida há alternativas sobrando para as coisas melhorarem. Não só por parte de organização de eventos mas também das bandas e público, todos tem que fazer sua parte. organizadores, sabemos que não é nada fácil fazer um evento acontecer de maneira exemplar. É custoso, dá dor de cabeça e no fim sempre vai sair um reclamando. Mas se seu trabalho for honesto e se valorizar as bandas que fazem o seu espetáculo acontecer, isso já faz toda diferença. Bandas, valorizem-se. Não se sujeitem a condições humilhantes em troca de divulgação. Assim você só queima sua própria imagem, pois é mais fácil culpar a banda por incompetência do que o equipo que não está legal. Também não se super valorize. Estamos no underground, então pés no chão fazem muito bem. Tudo dentro da realidade. E lembre-se, mesmo sendo banda, fora do palco você continua sendo público. Público.. tudo isso é para você. O evento que o organizador faz, a cerveja do bar, o equipamento de som, as bandas.. Sim, as bandas fazem músicas para você e por você. Levante do seu sofá e compareça aos eventos, mesmo que para dar aquele apoio moral. No dia que isso tudo acontecer, acredito que a cena vai estar muito mais forte.

Marcos Yamazaki (deCifra me) - Acredito que as bandas e o público devem ser mais fiéis ao que tocam e curtem. Isso inclui respeitar as outras bandas de metal em geral, cada banda tem um importante papel dentro da cena do metal e do rock. Também dar mais espaço pra bandas femininas, eu já vi e conheci muitas mulheres que tocam e cantam muito bem, mas muitos homens inventaram essa de que mulheres não servem pra cantar e tocar metal, ainda rola esse tipo de preconceito dentro da cena, infelizmente ainda há quem pense que as mulheres são inferiores, o que não é verdade. Quando isso acabar vai ficar bem melhor. 


Vanderley Carvalho Rocha (Idealizador da Quality Music Web Radio) - Fortalecimento em sentido que vá proporcionar melhores condições parece difícil, visto que a correria da vida atual não permite a mesma magia que a cena já viveu em outros tempos. As correrias diárias impedem muita coisa, entretanto, poderia haver uma melhoria significativa em termos de facilitar a vida das bandas e seus integrantes, seja pela melhora de tecnologia, maiores recursos de divulgação do trabalho, mais espaços para eventos,... Mas muitos parecem não se incomodar com o trabalho que não seja o seu mesmo (sem generalizar). As pessoas mal debatem um assunto em favor de nossa cena (Por exemplo a dificuldade de obter depoimentos para essa matéria), que poderia trazer uma luz, um caminho a se direcionar. Ninguém tem que gostar do trabalho de outra banda obrigatoriamente, mas ajudar numa divulgação, num apoio de alguma forma diversa, interagir mais quando há até mesmo o próprio show de sua banda, pois muitos não divulgam nem o próprio show. Em relação a público, conhecer o trabalho das bandas, ir lá apoiar pra fortalecer, conhecer, interagir com os amigos,... enfim, há muito o que caminhar, pois o que não falta, é qualidade ao metal nacional \m/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário