quinta-feira, 10 de abril de 2014

Heavy metal nacional??

Os mais pessimistas não imaginariam a cena metálica atual mantendo-se firme e crescente em inúmeros aspectos como vem ocorrendo recentemente. Toda correria que as bandas passam (e muitas viram até boas estórias depois), não é maior do que as conquistas obtidas, sejam elas em que aspecto for. A cada grana que se gaste ou o tempo que se exige num estúdio, nunca será mais importante que o resultado final do registro de uma banda de seu trabalho, que cairá nas mãos do público que os acompanha, admira e incentiva seu trabalho. As bandas passam por dificuldades de formação, tempo, espaço para shows e shows sem a estrutura ideal, mas ainda assim, quando sobe ao palco ou lê uma resenha justa e favorável ao seu trabalho, a sensação do “dever cumprido” é de imensa satisfação e felicidade. Toda a correria para montar um evento, até que a primeira banda suba ao palco, logo seguida das demais e após constatarem que a aparelhagem foi legal até onde foi possível, que o público foi menor que o esperado e que poderia ter sido tudo melhor, tudo isso fica para trás ao descerem do palco e receber o abraço de quem curtiu, a resenha que mostra o quanto foi valorizado o empenho e a certeza de que logo começa tudo novamente. Não temos nosso movimento como uma moda passageira, ainda que alguns passem por ele por de fato não terem no sangue essa vontade e adrenalina que o metal nos trás. Além das bandas, blogs, web rádios, zines e outras formas de expansão de nossa cultura se juntam em parcerias. Muitas delas grandiosas parcerias. Na ocasião de um evento, o aglomerar de bangers na porta da casa já cria um clima gostoso de perceber. A cada novo amigo que comparece, a cada integrante de banda que aparece só pra fortalecer o evento da banda amiga, tudo isso é a construção da cena. Não existe concorrência para quem curte e faz metal. Os que assim pensam, logo ficarão para trás. Preocupar-se com o seu, fazer sua parte é que te levará adiante. Necessidade de agirmos cada vez mais profissionalmente, ainda que o amor a causa nos faça ceder em algumas questões. No fundo, todos perceberão que a magia está ali presente e passará o tempo e lembraremos que era correria, mas era maravilhosa a época. 

Particularmente acredito que a música “morreu” na década de 1990, ainda que tenhamos grandes talentos e boas bandas surgindo, voltando e se mantendo. A magia do movimento ficou meio perdida lá atrás, mas a sensação que vivemos ainda se faz presente.  Subir ao palco tem que ser acrescido de diversão também. Tem que não participar das reclamações e tornar o momento memorável. Ultimamente presenciei alguns eventos onde o espírito de quem foi era de festa, era de curtir o metal mesmo e não exibir seu visual ou formar panelinhas. Constatar que os dinossauros (ih, isso me lembra uma pessoa) ainda dominam nossa música com os seus 60 70 anos de idade ainda nos mostra que o botão de alerta tem que ser acionado. Tento a cada novo dia mostrar bandas novas pros amigos, mostrar o metal nacional que tem feito trabalhos de imensa qualidade. Cabe aos veteranos mostrar o que temos de opção aos mais novos e não separá-los e discriminá-los. Precisamos também entender que terão o tempo deles para formarem opinião. Podem apostar que num show de metal nacional se divertirão muito mais. O underground é generoso e recebe muito bem os amigos. Pergunto a vocês: “De que forma você tem colaborado pra ajudar na construção de um movimento melhor?” “Tem reclamado mais do que tem feito?” “Até que ponto nossas críticas são favoráveis?” 

Enfim, cada um é livre, tem opinião própria, mas quem ama esse estilo de vida quer algo ainda melhor e constante. Eu incluiria diversos nomes de bandas como exemplo, pessoas do meio, mas isso gera correrias devido a egos. Então, apenas analise as bandas que escuta, que apóia e veja o que pode melhorar com teu apoio. Confesso que tenho algo em torno de 03 décadas divulgando bandas de metal (nacional principalmente) e por mais que fique umas 19 horas por dia envolvido nisso, ainda há muita coisa a entender, a valorizar e dividir com os amigos. Em relação a meu trabalho com meus extintos fanzines e com as rádios que já trabalhei com programas de metal e agora com a Quality Music Web Radio, sei que dei uma pequena contribuição, mas o meu gosto pelo estilo pede mais. As bandas que tenho solicitado para shows que por vezes teimo em organizar, saibam da consideração imensa e quanto as que ainda não chamei, tudo é questão de tempo e oportunidade. Falando-se em eventos, algumas pessoas tornaram-se ainda mais importantes para mim com este evento de aniversário da Quality Music...


Nenhum comentário:

Postar um comentário