segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um tanque chamado Heavy Metal...

Ao longo dos anos, vamos constatando que algumas coisas se solidificaram e passaram a fazer parte integralmente de nossas vidas. Muitas coisas carregamos na memória e se tornaram histórias de nossas vidas, do nosso círculo de convivência e estão presentes no dia a dia de forma que não nos imaginamos sem. A música é uma dessas histórias e mais precisamente, o heavy metal. É absolutamente prazeroso olharmos as fotos da galera metal na década de 80/90 e presenciarmos as lembranças fantásticas, as histórias hilárias e o estilo visual (que soa até meio engraçado). Fase mágica da música pesada! E não se faz necessário ter nascido na época, pois a música pesada transcende o tempo e as gerações se misturam num ideal de muita festa ao constatar todas essas fases. Muitas coisas melhoram em termos de recursos, muitas coisas podemos perceber mais facilidade, mas ainda creio que perdemos muito. Isso não apenas na música. Filmes, desenhos, brincadeiras, valores morais, sociais,... 

De tudo que eu aqui escrever, nada vai definir o quanto é mágico estar envolvido com a música pesada. Ter um fanzine, uma web rádio, ir a eventos, divulgar aos amigos o trabalho de uma banda, tudo isso carrego com amor, nunca o fiz por desejar lucro ou qualquer outra coisa.  A bem da verdade, como uma banda, muitas vezes eu invisto é dinheiro para seguir adiante. Mas pergunte a mim ou a quem tem banda se pensa em desistir? A cena do heavy metal no Brasil sempre falou questionando união, apoio e outras coisas mais. Não há de fato uma total união, mas em um gigante percentual, pode se perceber que muitos se dão as mãos em favor de ver um trabalho crescer, se ajudar como puder. Há pessoas que desejam mais, apesar do trabalho de si próprio depender apenas mesmo de você e seus aliados. Poderíamos sim ter algo mais unido, mais fácil e mais prático. Profissionalizar demais pode perder o rumo sim, mas há que se estar próximo disso. O heavy metal nacional teve grandiosas bandas que construíram seus nomes em época mais difícil de recursos, porém com mais magia. Hoje o metal nacional ainda carrega novos valores, bandas com trabalhos dignos de muito apoio e reconhecimento. Entretanto parece também uma competição e não tanto a festa que parecia acontecer em outras épocas. 
Bandas empregam um tempo valioso, recurso financeiro que não cai do céu, mas parece que algo não vai muito bem em relação a ter apoio, reconhecimento, ainda que sejam reconhecidos como grandes trabalhos. É um hobby para muitos ter banda, mas um hobby feito de forma onde se percebe seriedade. Há as bandas que lutam pelo profissionalismo e tem a música como um sustento, um modo de sobreviver dessa arte. Por inúmeras vezes, presencio nos shows também que muitas bandas sobem ao palco e tocam, tocam muito bem. Mas parecem não ter se divertido, parecem não ter tido o prazer de ter curtido toda a magia de se levar a arte aos que se interessam. Pergunto-me agora: “Saí da linha de pensamento que desejava escrever?” Não sei, mas penso que é necessário revermos algo pra seguirmos adiante, mas seguirmos com vontade absoluta. Minha maquina o tempo inteiro o que poso fazer para apoiar, para levar os trabalhos a um alcance maior, para que os amigos continuem ouvindo o heavy metal, mas que conheçam muito mais a qualidade do metal nacional. Algumas bandas precisam atualizar suas páginas, suas informações, ter um material que possa estar à disposição para divulgação. Com relação a eventos, muitas bandas mal divulgam flyers do evento que eles próprios participarão. 
E nesses eventos, as bandas e o público deveriam tornar o merchandising algo mais freqüente, mais  uma forma de se angaria fundos, assim como tornar os trabalhos mais conhecido para um número maior de seguidores. Mudando para que divulga, blogs, zines, web rádios precisam estar atentos a não serem meras repetidoras de notícias (Ctrl C + Ctrl V). Buscar a informação direta da fonte, colher mais verdade é sempre algo que dará credibilidade ao trabalho. Muitas bandas têm dificuldade em distribuir seu material, dar continuidade na seqüência de enviar novas informações a quem divulga. Muitas mensagens nem respostas recebem, muitos integrantes adicionados nem procuram saber quem os adicionou. Nem o cancelar na solicitação rola. Mas, contudo, a música pesada nos envolve e seguimos adiante, mesmos sabendo que podemos melhorar. Devo passar umas 19 horas por dia, por conta da Quality Music Web Radio, envolvido em conhecer mais, em divulgar mais e ainda assim, há muito a se fazer, a conhecer. 



O tempo só me coloca cada vez mais próximo da música pesada e especialmente, do metal nacional. Deixem algumas vezes de bancar um ingresso de valor absurdo para ver uma banda que vai levar o mesmo setlist e já sem a mesma qualidade e experimente poder conferir shows da cena underground. Pode escrever: você irá se divertir muito mais!  Use o tempo para divulgar mais o que você aprecia e não as coisas que você não gosta. O gosto é uma forma pessoal de se apreciar algo e muitos irão conhecer o que você acha que deveria ter mais valor. A ideia acima é minha opinião apenas, não sou dono da verdade, mas estando a muitos anos envolvido com a música pesada, vi pseudo-bandas, modistas, embalistas, bundões, radicais e outros mais surgirem e desaparecem como modismo. Coisa que a música pesada não perdoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário