sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Entrevista: Silent Hall

Tendo sido criada em Varginha/MG, no período de outubro/2007, a SILENT HALL tinha como sua proposta o heavy metal e suas demais vertentes, buscando influências em toda experiência e preferências de seus integrantes. Prazer imenso em realizar esse papo com a banda.

1- Gostaria que iniciassem nos contando a formação da banda e suas influências.
Rogerio Vilela - Silent Hall: A banda teve inicio em 2007, quando eu e mais três amigos (Jack, Jorge e Silvio) resolvemos nos juntar novamente, após alguns projetos que não foram adiante, para formarmos uma banda de heavy metal e tocarmos as musicas que curtimos e dar vazão ao nosso processo criativo. O Marcos entrou depois, para ocupar o posto de nosso frontman, agregando sua experiencia a banda e ajudando a formatar o som que temos atualmente; Nossas influencias são muito diversificadas e curtimos desde bandas de heavy, hard, rock´n roll, thrash, algumas de death e vários outros estilos até musica erudita, clássica e por ai vai... hehehehe... Não nos prendemos muito a estilos e buscamos aquilo que nos agrada. Isso se reflete no nosso som, pois também não buscamos ficar presos a um estilo e sim fazer as musicas de acordo com nossa criatividade.

2- Encarar a missão de ter uma banda é sempre um prazer, porém uma tarefa que exige dedicação e empenho (além de investimentos rs). Como definem a existência da banda, do período da criação até os dias de hoje?
Rogerio Vilela - Silent Hall: É verdade... ter uma banda é um prazer, mas exige bastante mesmo, em todos os sentidos. Na minha visão a banda existe devido a força de vontade de todos os membros. Quando a barra pesa para um, os outros seguram a onda e a banda vai seguindo. Passamos por muitos problemas e desafios e temos certeza de que vamos passar por mais um monte. A banda acaba se tornando algo que deve ser cuidado por todos os envolvidos e vai exigindo suas próprias necessidades ao longo do tempo, mas tudo gira em torno das nossas possibilidades individuais. Já que, infelizmente, não podemos ficar por conta da banda e da musica, as coisas vão sendo bem mais lentas e limitadas, mas tem que ser assim. Então vamos caminhando, devagar e sempre... rsrsrsrsrsrs...

3- Varginha/MG e o heavy metal. Como é a cena metálica na cidade e região?
Rogerio Vilela - Silent Hall: A cena metálica por aqui até que é bem legal, tem varias bandas e bastante bangers que curtem realmente o metal. Constantemente rolam eventos, mas bem longe de ser na quantidade e na qualidade que deveria ser, reflexo da falta de apoio generalizada a cultura de nosso pais, mas isso é assunto pra outra hora, né... rsrsrsrsrs... Em resumo, até que é legal, mas poderia ser melhor.

4- A Silent Hall tem registrada a demo "Dreams...", de 2009 e também um EP recém lançado, "Gates of conscience". Como foi a aeitação destes trabalhos da banda em meio ao público e crítica especializada?
Rogerio Vilela - Silent Hall: A demo Dreams... de 2009 não foi tão bem divulgada por nós porque sua qualidade não ficou dentro do que esperávamos e sempre achamos que as músicas ali contidas mereciam uma produção melhor. Divulgamos bem mais na nossa região e para amigos e coisas assim. A recepção até que foi legalzinha, mas sempre ficamos com aquela sensação de não sabermos exatamente como ficariam nossas músicas gravadas com uma qualidade melhor e o que elas poderiam render como um todo. Já o EP Gates of Conscience, que lançamos em dezembro de 2013, saiu bem dentro de nossa expectativa de qualidade e estamos divulgando de uma forma muito melhor do que fizemos com a demo. A aceitação de público e critica está sendo muito positiva e isso tem nos deixado bastante felizes. Já saíram algumas resenhas sobre esse trabalho e todas foram muito boas. Esperamos continuar divulgando esse trabalho até as vésperas do lançamento de nosso CD full e ficamos torcendo para que a aceitação continue tão legal quanto está sendo, para consolidar esse trabalho como um bom lançamento.

5-  Roça'n Roll (Varginha-MG em 2009 e 2011), Passos Brutal Metalfest (Passos-MG em 2009), Triumph of Metal (onde contaram com a participação de Paul Di'anno, em agosto de 2010), são alguns dos eventos aos quais se apresentaram. Como a banda encara a cena em relação aos shows e como vê o comportamento do público atualmente em relação a participação nos shows?
Rogerio Vilela - Silent Hall: Bom, em relação a shows, a gente vê que o apoio (como um todo) ainda é pequeno, o que dificulta muito as coisas. Sabemos que fazer os eventos é, também, um ato de coragem, assim como o de ter uma banda de metal... rsrsrsrs... mas percebemos que a maioria das coisas poderia e até deveria, ser melhor. As vezes é bastante complicado fechar a participação em um evento devido a acertos relativos a verbas. Nós entendemos as dificuldades do pessoal que faz os eventos, mas a realidade das bandas também tem que ser levada em conta, porque todos se empenham e a banda tem um custo para tudo. Na verdade vejo que grande parte de toda essa problemática passa pela segunda parte de sua pergunta, o público. Atualmente não vemos uma participação tão efetiva da galera nos eventos underground. O que parece é que a maioria esmagadora guarda suas economias para prestigiarem os shows de medalhões do metal mundial, que estão cada vez mais frequentes em nosso pais, e deixam os eventos underground em ultimo plano. Não acho isso totalmente errado, quem não quer ver sua banda favorita? Mas isso vai perpetuando um ciclo vicioso de se ter cada vez menos publico nos eventos mais underground e uma hora a parte mais fraca pode ceder, e os eventos com bandas nacionais ficarem cada vez mais escassos. Os eventos no geral não são caros, mas a galera paga R$ 300,00 para ver uma grande banda de fora e não pagam R$ 20,00 em um evento com várias bandas nacionais de qualidade. Por isso tudo, vejo que os eventos tem que ter mais incentivo - que seja publico ou privado; pra mim deveria ter um bom apoio da administração publica - para que os eventos se tornem mais frequentes, maiores e melhores e o acesso do publico seja facilitado. E o publico, deveria se conscientizar da cena rica e abundante que existe em nosso pais, com bandas muito, mas muito boas mesmo e que podem proporcionar shows muito bons, e deveriam participar cada vez mais. 

6- O que a Silent Hall já tem definido para a criação e gravação de seu primeiro CD?
Rogerio Vilela - Silent Hall: Nós já temos o material para a gravação de nosso primeiro cd. Ele deverá conter 10 faixas, incluindo as que estão presentes no EP. Essas músicas são uma especie de registro de tudo o que criamos até hoje e a ideia é servir de ponto de partida para um segundo trabalho. Devemos retomar as gravações em breve e pretendemos lançar o CD ainda esse ano.

7- Tem sido a internet uma facilitadora para a ampliação dos trabalhos da banda? Encaram como algo positivo, apesar da imensa concorrência?
Rogerio Vilela - Silent Hall: Sim, vemos a internet com uma grande facilitadora para a divulgação dos trabalhos da banda. Atualmente a internet propicia a integração e a comunicação muita mais rápida e objetiva com as pessoas e empresas que podem impulsionar nosso trabalho. As redes sociais também são um grande canal de divulgação, pois é possível atingir um grande numero de pessoas rapidamente. Claro que a "concorrência" é bastante grande, mas na verdade não vemos isso como concorrência, em se tratando de musica cada um tem seu espaço porque cada trabalho é único e certamente atinge uma faixa de publico, o que devemos fazer é trabalhar corretamente para divulgarmos o trabalho e a banda da forma mais correta e eficiente possível.

8- Despesas e tempo. Dois fatores que pesam muito pra se dedicar a uma banda hoje. Apesar disso, o amor ao metal acaba falando mais alto e se segue adiante. Como a banda enxerga essa situação?
Rogerio Vilela - Silent Hall: Puxa, toda vez que encaramos a situação dessa forma nos convencemos que tem que ser meio doido e gostar muito do metal para seguir em frente.... rsrsrsrs... Realmente são fatores complicadores de se levar a banda adiante. Como disse anteriormente, a banda acaba sucumbindo as disponibilidades dos membros da banda e isso se aplica ao tempo e as despesas. É comum termos que recusar algum convite para tocar por indisponibilidade de algum membro ou até mesmo adiarmos algum plano da banda por falta de recurso, mas sabemos que fazemos tudo isso porque realmente gostamos do que fazemos e isso faz tudo valer a pena. Espero que quando meu filho tiver sua banda de metal as coisas sejam bem mais fáceis... rsrsrsrsrs...

9- Agradeço a participação da Silent Hall nessa entrevista, assim como a parceria com a Quality Music Web Radio. fica aqui então a mensagem final de vocês a quem nos acompanha.
Rogerio Vilela - Silent Hall: Primeiramente, quero lhe agradecer pelo espaço e por toda a força que você tem nos dado na web e na Quality Music Web Radio e no seu blog, muito obrigado mesmo!!! O metal underground nacional precisa de mais caras como você. Para a galera que nos acompanha quero dizer que estamos trabalhando bastante para fazermos um bom trabalho, tanto em nossos registros gravados (EP e CD) quanto em nossos shows. Pelos comentários e criticas que temos recebido ultimamente podemos dizer que estamos em um bom caminho, por isso espero que cada vez mais pessoas se interessem em conhecer nosso trabalho, seja adquirindo nosso EP ou mesmo curtindo nosso EP - a audição está disponível no https://soundcloud.com/silenthall-heavymetal) ou em nossos shows!!!

Para adquirir o nosso EP, basta entrar em contato através de nosso e-mail: thesilenthall@hotmail.com ou ainda nas nossas redes sociais https://www.facebook.com/silenthallmetal ou https://www.facebook.com/silenthall?ref=hl Nos vemos por ai, galera! Metal forever!  Welcome to the Silent Hall!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário