sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Entrevista: BRUTO

A banda está na estrada desde 2004, vindos do Gama, periferia de Brasília. Já tem uma bagagem para constar em seu currículo e então, vamos saber um pouco mais na conversa que rolou com a banda BRUTO.

1- Primeiramente parabenizo a banda pela pegada forte em seu trabalho, pela persistência na dura batalha de ter uma banda. Comece apresentando a banda com seu estilo e sua formação, que recentemente sofreu alteração.
Kbça: Nos que agradecemos o espaço, o Bruto tem como formação Kbça vocal, Sávio bateria, Daniel baixo e nas guitarras Rodrigo Silva e Leo. Agora sobre definir um estilo e meio complicado no Bruto já que não ficamos presos a nenhum o estilo o publico define. E recente tivemos a entrada do Daniel no baixo que vem com muita bagagem.

2- A banda parece estar com uma pegada mais Death Metal. Isso se deu com a entrada de novo integrante ou já era uma tendência no trabalho da banda pelas influências?
Kbça: Bem algumas pessoas falam que esta mais death, mas está bem pesado isso e legal não ficamos presos a um estilo de som por que na banda tem varias influencias e isso acaba se refletindo nas musicas da banda e temos gostado do resultado.

3- A banda tem em seus registros: uma demo tape, de 2006 e também um CD, intitulado “Mundo Destruído”, lançado em 2011. Como foram os resultados desses trabalhos em relação a aceitação do público que os seguem?
Kbça: Vamos lá, não é uma demo tape, foi um CD que demos o nome de “Fita Demo”, um trocadilho com Capiroto. O CD saiu com muita dificuldade e a galera tem curtido bastante, sabemos das falhas do nosso disco, por isso concordo com quase todas as resenhas do nosso disco, mais a galera que vai pra frente do palco abrir roda e bater cabeça tem representado bem nos shows isso não tem preço.

4- Agora a banda trabalha na gravação de seu DVD ao vivo. Como surgiu essa ideia e o que há de concreto para o lançamento deste registro?
Kbça: O DVD do Bruto é uma grande conquista, as gravações foram do jeito que pensava, a galera foi em peso, equipe de trabalho e som perfeitos, o resultado vai ser lindo, a galera subindo no palco, muita roda, galera cantando junto, foi legal demais. A ideia surgiu quando escrevemos um projeto pro FAC e foi aprovado e o lançamento em abril desse ano.

5- A banda já participou de diversos festivais underground do país, como Tattoo Rock Fest (GO), Bananada (GO), Porão do Rock(DF) , ForCaos (CE), Rolla Pedra (DF), Headbanger’s Attack (DF), Rock Cerrado do Gama (DF), Pílulas Porão do Rock (DF), Festival 51 anos de Brasília e isso os dá uma opinião sobre a cena de shows, hoje tão comentada sobre apoio de público ou não. Como definem isso na opinião da banda?
Kbça: Estamos no momento de focar no trabalho novo tem o DVD Disco novo, aos poucos estamos mudando algumas músicas do repertório dos shows, com músicas do novo trabalho. Todos sabem que houve uma mudança na cena do Brasil e que o público mudou, a galera ta renovando, e nós, bandas, temos que convencer o público que realmente vale a pena curtir o show e comprar um CD. E tocar em festivais é muito bom pra mostrar o trabalho e sempre lota.

6- Com que bandas expressivas vocês já tiveram a oportunidade de dividir o palco num evento?
Em festivais com um monte mais pra te falar a verdade essas bandas as vezes nem sabem com quais bandas estão tocando e isso nem importa pras ditas READ LINE. Sempre as bandas independentes disputam esse espaço por que e muito importante mostrar o trampo em eventos com bandas que já conseguiram chegar. Já tocamos com o Krisiun, que tem nosso respeito por que representar muito o Brasil e são gente finíssima, Matanza, Ratos de Porão, Brujeria, Sympony X, Torture Squad, e por ai vai. Mas como disse outras tantas que tocamos em festivais, mas nem sabem que tocou com BRUTO (risos), mas ta massa.

7- A banda leva suas músicas em português. Isso porque abrangem mais os temas de nosso cotidiano político ou acham que é a primeira realidade até ganhar espaço pelo mundo?
Kbça: Na verdade falar de política nem tem graça ta tudo do mesmo jeito nossas composições falam de realidade e muitas vezes o que não temos coragem de falar por repressão por não querer perder o emprego etc... Quantas vezes eu senti vontade de mandar meu chefe pro inferno mais não fazia por que ia perder minha fonte de renda, no Bruto falo tudo que tenho vontade de dizer pra alguém, e não posso mais ganhar o mundo e difícil por sempre vamos cantar em português e o mercado exterior exige o inglês, se rolar estamos prontos. 

8- Acham que o Heavy Metal no Brasil tem evoluído com consistência?
Kbça: Ta do mesmo jeito “bandas nacionais procurando espaço e as estrangeiras lotando estádios”. Espero que isso mude um dia e a massa comece a olhar mais pras bandas nacionais e ate mesmo aquela banda do seu bairro que mantém a chama do rock queimando para que as grandes bandas internacionais cheguem e a chama se acenda e o estádio lote novamente. Claro que nossos ídolos continuam sempre nossos ídolos, continuam influenciando muita gente e tem suas coroas mantidas (risos) e clássico e sempre clássico .

9- Deixo então esse espaço para a mensagem final de vocês.
Kbça: Muito obrigado pelo espaço.  E, avisar para os produtores que o BRUTO está bem a fim de tocar em outros estados, e mostrar que fazemos um som Bruto (risos). Conheça nosso myspace (www.myspace.com/brutodf) e facebook (https://www.facebook.com/BRUTODF). Valeu, e aguardem nosso DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário