domingo, 25 de agosto de 2013

Entrevista: Absolem

Veteranos do underground do Rio de Janeiro e Niterói, o currículo inclui uma bagagem musical com passagens por bandas importantes para a cena nacional. Como muito bem define o som da banda, "technical death metal", eles fazem o metal extremo com inspirações buscadas no rock progressivo, o heavy tradicional e uma técnica apurada. O papo abaixo é com a banda ABSOLEM. 

1- Gostaria primeiramente que falassem um pouco sobre a proposta da banda e a sua formação.
A proposta do ABSOLEM é fazer uma junção da energia, agressividade e técnica da musica extrema, com a melodia, as texturas e a dinâmica do rock progressivo. Eu (Fabio Azevedo, baixo), Marcelo (vocal)  e Marcos (guitarra) nos conhecemos em 2009 quando integramos o Necromancer. Djafre (bateria) toca comigo em vários projetos há mais de 20 anos

2- Estive conferindo o show que fizeram em Volta Redonda/RJ e confesso ter ficado impressionado com o trabalho da banda. Como surgiu a ideia de conciliarem o som nesse estilo e qual a receptividade o publico ao ouvirem um metal extremo com inclusões de passagens técnicas vindas de estilo não muito paralelo ao death metal?
A proposta surgiu em 2008 quando ouvi "Trace in The air" que marcava a volta do Cynic e pensei em uma mistura do Cynic com Arch Enemy, Demonoid. Como juntar material humano para uma empreitada dessas é tarefa muito difícil aqui no Rio de Janeiro, mantive o projeto arquivado até o final de 2010 quando o Necromancer encerrou as atividades. Encontrei no Marcos o parceiro ideal para montar a estrutura do que viria ser ABSOLEM. Nossas ideias sobre temática, timbre, influencias e acima de tudo que direcionamento dar à musicalidade da banda convergiam muito.  Marco ainda trazia uma influencia thrash metal da bay area e do Machine Head, elementos que enriqueceram ainda mais o som da banda. A receptividade tem sido muito boa, acho que estamos encontrando a medida certa do quanto subverter o heavy metal  em favor do progressivo e como e quando desfazer o processo. Mas isso é tudo de um modo muito natural, simplesmente flui. 

3- Vejo a banda não mais como uma promessa, mas sim já conquistando seu espaço tão rapidamente na cena nacional. O que trouxeram dos trabalhos anteriores para o ABSOLEM? 
Sem dúvida nenhuma tudo que somos hoje é fruto das experiências anteriores, mas o ABSOLEM trás um direcionamento diferente de tudo que já fizemos. Como disse na resposta anterior: simplesmente flui. Estamos experimentando novos caminhos musicais, diferente do que ja fizemos antes e isto nos motiva muito. 

4- A banda possui o recém lançado single "Not Even All Pain", que já abre o caminho de forma positiva para o EP que está por vir, "Ravishers Of Innocence And Purity", conforme anunciado pela própria banda. As músicas serão:  "Ravisher of innocence and purity", "Not Even All Pain" (que é a faixa do single lançado), "The bringer of life" e "The Last Stand". Conferem as informações? Como está na prática a previsão deste lançamento e quais são as expectativas até o momento?
As informações conferem e você está muito bem informado sobre a banda, rsrsrs. No momento, nos estamos na fase de pré-produção das músicas. Gravaremos as bases em outubro ou novembro e, se tudo der certo, no inicio de 2014, lançaremos o EP. Estamos sendo bastante cuidadosos e todo processo está dentro do cronograma. Diante da receptividade do single, as expectativas são as melhores possíveis, muita vontade de mostrar as várias nuances que permeiam o trabalho do ABSOLEM. 

5- O processo de criação e composição, visto a diversidade de influências e o costume de cada um com trabalhos anteriores, como tem sido lidar com isso?
Todas as nossas músicas são fruto de jam sessions. O Marco traz uma base, Djafre um andamento, eu um compasso composto e o quebra-cabeça vai sendo montado. Cada um vai colocando a sua influência e vamos moldando a musicalidade da banda. Utilizamos as diferenças como um elemento a mais. 

6- De que forma as pessoas tem recebido esse trabalho da banda, seja pelo single ou nas apresentações que a banda tem feito?
A receptividade tem sido ótima, o público tem sido atento e muito generoso com a banda. Os acessos na página que hospeda o single não para de crescer e estamos muito empolgados e agradecidos com a atenção e apoio que temos recebido de todos.  

7- De que forma encaram a atual cena metálica nacional? O que pensam sobre o espaço e público que hoje fazem parte do circuito?
Como vivemos a cena dos anos 80 e 90, comemos o pão que o diabo amassou. Hoje existem mais espaços, estrutura, melhores equipamentos e a internet que é o anti-Cristo, rsrsrs. Mas o público não acompanhou esta evolução. Hoje em dia o que enche é show de banda cover. Temos várias bandas incríveis na cena que não recebem a atenção merecida. Mas o underground purga!! 

8- Para o ABSOLEM, como tem sido a integração com seu público através das redes sociais? Acham que há mais benefícios ou a internet acaba limitando a presença do público nos eventos e no apoio mais real as bandas?
Cem por cento da divulgação da banda é feita através da internet, pelas redes sociais e acredito que estas ferramentas só ajudam. E culpar a internet pela baixa presença de público nos eventos, é a mesma coisa do marido córno jogar o sofá pela janela. 

9- A agenda agora se não me engano, tem apresentações para Magé e quase certo novamente em Volta Redonda. Como estão as datas, os contatos e os planos próximos para vocês?
Dia 14 de setembro estaremos tocando no Noise Fest em Magé e em outubro existe uma data sendo negociada em Volta Redonda. Atualmente, quem tem cuidado da nossa agenda e divulgação é a Black Legion e todos os contatos para shows devem ser feitos através deles. Estamos muito felizes com a pareceria e disponíveis para novas datas. 

10- Encerramos então com a mensagem final para todos que nos acompanham. E parabéns a banda pelo trabalho desenvolvido e também a postura como pessoas atenciosas aos que querem saber mais da banda.
Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer pelo espaço, apoio e receptividade de todos e dizer que ainda temos muita gasolina pra queimar. 

Todas as informações sobre a banda em facebook.com/absolembr

Nenhum comentário:

Postar um comentário