segunda-feira, 11 de março de 2013

Entrevista com a banda EVE DESIRE


Tendo sido inspirada por arranjos e composições da formação antiga da banda finlandesa Nightwish, a Eve Desire combina vocais líricos com o rock sinfônico, oferecendo a combinação de heavy metal com música clássica.

1- Fale-nos sobre o surgimento da banda, seu estilo e sua atual formação.
A banda surgiu em Dezembro de 2011.  Houve uma enorme sintonia entre o meu trabalho e o trabalho do tecladista, o Cappia, hoje meu esposo. Os dois estavam à procura dos dois, ou seja, ele a procura de uma cantora para montar uma banda de metal sinfônico e eu em busca de um tecladista para o mesmo objetivo.  Quando nos falamos pela primeira vez foi como se nos conhecêssemos há anos. O estilo da banda, desde o inicio, é o Heavy Metal Sinfônico. Em resumo, a união da mais pura musica erudita com o rock pesado. Mas para uma banda de metal sinfônico funcionar, é preciso que seus músicos tenham uma formação sólida e toquem com virtuosismo.  Os teclados acabam por ter uma importância vital para o estilo da banda, pois são neles que acontecem todas as orquestrações, coros, efeitos, etc. Por outro lado, a nossa “cozinha” precisa ter uma pegada forte e pesada. Isso significa que a banda precisa ter uma coesão perfeita entre os músicos para que todos os arranjos funcionem. Para se ter uma ideia, é praticamente impossível um ensaio da Eve Desire com a ausência de qualquer um dos integrantes. Cada um assume um papel singular no som e a soma se reflete no que o publico ouve. A Eve Desire é a soma dos seus fatores musicais, matematicamente falando. Na busca da estabilização de sua formação, exceto voz e teclado, tivemos algumas trocas nas posições de bateria, guitarra e baixo. Atualmente, e sentimos que esta formação é a cara mais definitiva da Eve Desire, contamos com o Ramadoni no baixo, André Cerveira na guitarra e o Ivo na bateria, nosso mais recente integrante.

2- Músicas que falam da evolução, de viver plenamente, de tentar mudar o que não é bom e seguir em frente com sede de ser feliz. Como se dá a criação das letras e melodias da Eve Desire?
A Eve Desire contextualiza seu trabalho, ou seja, define objetivos claros, tanto musicalmente como na sua operacionalização prática. As músicas que culminarão no nosso EP irão tratar de temas relacionados à ciência, misticismo e conhecimento humano. Vitruvia fala dos planetas, da música das esferas de Pitágoras, com cunho científico e místico. Quântica, a nossa segunda faixa, fala sobre o tempo e espaço sob a ótica da física moderna e assim por diante. O processo de composição da banda é geralmente conduzido pelo Cappia, que cria as bases harmônicas e eu entro depois com a linha melódica e letra. Com isso, nos reunimos com os demais integrantes e trabalhamos em conjunto nos arranjos e finalização de cada música. Claro que este processo não é imperativo, todos podem trazer suas ideias, tanto de harmonia como de linha melódica para trabalharmos, como acontece na Quântica, cujo a linha harmônica foi concebida pelo nosso baixista, o Ramadoni.

3- Recentemente lançaram o clip de estreia, com a faixa "Vitruvia" (por sinal, uma música maravilhosa que me remete a ouvi-la seguidamente), 1ª música de trabalho da banda. Misturando heavy metal e música erudita, foi o passo de apresentação para o EP que vem por ai, programado para junho de 2013. Como se deu a composição desse clipe e conte também o que podemos esperar sobre esse EP aguardado ansiosamente pelos que acompanham o trabalho da Eve Desire?
O clipe é uma produção 100% independente da Eve Desire. O roteiro original foi proposto pelo Ramadoni e fechamos a versão final em conjunto. Todas as imagens foram feitas nas instalações do Instituto Musical Ever Dream e claro, foi preciso um bocado de criatividade para obter o resultado final. A direção do clipe foi feita pelo Ramadoni também, assim como a edição final. O EP está sendo preparado para Junho. O que se pode esperar é o mais puro metal sinfônico que o Brasil pode produzir atualmente. Estamos trabalhando o mais rápido o possível para deixar tudo pronto, mas não abriremos mão da qualidade em detrimento a datas. Queremos ter o trabalho pronto logo, mas o faremos com o máximo de qualidade. 

4- Paralelo ao Eve Desire, vem o Instituto Musical Ever Dream. E algo que vem a somar para o trabalho da banda, ou é parte da correria que rouba um tempo da banda? Já que viver de música em nosso país é quase impossível. 
Com certeza viver de música não é fácil como muitos imaginam.  Cansamos de ouvir a clássica pergunta: “Há, você é musicista? Ok, mas você trabalha com o que?”. O Instituto Musical faz parte do nosso trabalho. Na verdade, o Instituto é mais um dos projetos que temos. Tanto a Eve Desire quanto o Instituto Musical Ever Dream estão associadas a nossa empresa, a Cappia Tecnologia e Música Ltda. Temos ainda outros projetos que devem tomar forma e se concretizarem ainda este ano. Uma coisa ajuda a outra. Temos vários alunos que nos procuram no Instituto para aulas que nos viram no palco, e grande parte dos alunos do Instituto acompanha o trabalho dos seus professores.  Nós vivemos da música. Somos felizes com isso. Trabalhamos muito. O Cappia trabalhou anos na área de TI e conta que nunca viu gestores trabalhando tantas horas nos seus projetos como fazemos na música. É triste saber que existe a cultura de que músico não trabalha. Queremos mostrar que isso não é verdade, e só tem uma forma: trabalhando muito!

5- Arya, nesse nosso tempo de amizade e período em que pude acompanhar o trabalho da banda e o seu, você é uma prova viva da força feminina num meio antes bem machista. Seu talento, carisma, dedicação e empenho é notório. Como você tem visto esse crescimento das mulheres liderando bandas e com trabalhos de grande qualidade?
Existem dois aspectos ai a observar. A mulher na música brasileira, mais especificamente no metal, e a mulher na música pelo mundo. Eu penso que isso não acontece somente com as mulheres. Em todas as áreas isso ocorre. A briga por um lugar ao sol.
Entendo que tudo o que se faz com o foco na qualidade dá bons resultados. Uma voz feminina em uma banda de metal, que pensa, entende e trabalha considerando isso, só pode produzir um som de qualidade altíssima. Nightwish com a Tarja Turunem é a maior prova disso. Há algum tempo, os teclados eram raros e existia certo preconceito com eles. Bandas grandes tinham arranjos de teclados em seus CDs e ao vivo tocam com músicos contratados e não os integram às bandas. Ver o crescimento da participação feminina no metal nacional é muito bom. Mas é preciso entender que ainda estamos dando os primeiros passos nisso, precisamos olhar para fora do Brasil para entender que a mulher tem seu papel e lugar já solidificado no mercado do metal. Bandas como o próprio Nightwish, o Lacuna Coil, Within Temptation, Evanescence, Arch Enemy que tem uma mulher fazendo gutural, entre muitas outras. Quanto ao mundo machista, até hoje não tive absolutamente nenhum contato que em algum momento o individuo do outro lado não tenha tentado jogar um verdinho. E sempre preciso deixar claro que meu interesse é completamente profissional. Mas é uma coisa que tenho que conviver e não tenho esperanças de que vá mudar.

6- Nos dias de hoje, a internet e as redes sociais facilitam e muito a divulgação das bandas, eventos e tantas outras coisas que promovem a música. De que forma a Eve Desire se aproveita dessa facilidade e como tem sido a receptividade das pessoas ao trabalho da banda?
As redes sociais, e no caso da Eve Desire, principalmente o Facebook e Twitter, são uma alavanca importantíssima na visibilidade da banda. Hoje, são raras as vezes que fechamos contratos de shows por telefone, é praticamente tudo pelo Facebook. Além da facilidade, e menor custo, de contato, ficamos com o registro das conversas. Como advogada, isso me ajuda muito quando temos alguns espertinhos que esquecem nossos acordos para o show. 

7- Em relação a shows, espaços e eventos, qualidade, picaretagem,... Como vocês encaram isso em relação ao trabalho da banda?
Não importa o quanto ensaiamos e deixemos o som redondo na banda, se o palco não ajuda, a culpa é sempre da banda. Claro que já fizemos shows em lugares recorrentes e o público nos recebeu com todo carinho e apesar do som estar horrível, comentar que entendem que a “culpa” foi do som e não da banda.
As casas economizam de forma não muito inteligente às vezes. Contratar um bom técnico de som já ajudaria muito. Constantemente nos deparamos com operadores de botão, que não tem a menor idéia do que estão fazendo. Já enfrentamos todo tipo de absurdo no palco nesse quesito, desde o “técnico” zerar o volume dos teclados depois da primeira música, desligar retornos, aumentar a voz sem critério e equilíbrio nenhum, e por ai vai. Picaretagem tem em todas as áreas. A mais grave é o dono de casa de evento que só pensa em ganhar. Por isso registramos tudo o que conversamos antes do show, seja pelo Facebook ou por email. Nunca subimos no palco sem isso. Pagar pra tocar nem pensar. Tocar pela visibilidade, dependendo do lugar, até tocamos. Resumindo, tentamos identificar os picaretas e sabemos dizer não, independente de quem seja.

8- Espaço aberto a mensagem final para os que acompanham a Eve Desire e a Quality Music Web Radio. 
A Eve Desire agradece o espaço que a Quality Music disponibiliza. Não somente para a Eve, mas para toda a cena Metal da atualidade. Precisamos disso! Da mesma forma, agradecemos os fãs da banda, cada curtir em nossa página, comentário, crítica, tudo o que pode fazer com que o nosso trabalho melhore. E pensamos o tempo todo em como levar ao público o melhor metal sinfônico dessa terra!! Precisamos do apoio do publico sempre, então, compareçam aos shows, compartilhem o trabalho da banda, e nos digam o que podemos fazer pra melhorar sempre!!
Agradecemos imensamente a todos e nos encontramos no próximo show!!! 

Um comentário:

  1. Parabéns aos talentosíssimos músicos da Eve Desire, merecem muito sucesso e reconhecimento por seu trabalho espetacular.

    ResponderExcluir