segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Entrevista com a banda NOSTOI


Começaremos essa entrevista pela origem do nome da banda e sua formação

Leandro: A Nostoi se formou como ideia em 2006, em conversas com a antiga vocalista, Rafaella. Na época eu e ela tocávamos numa banda de j-music,mas resolvemos trabalhar com músicas próprias. A sugestão do nome veio dela, eu curti de cara porque sou apaixonado desde pequeno pela Grécia (sim,culpa de Cavaleiros do Zodíaco!). O nome é um capítulo da Odisséia que se perdeu nos anos, e significa “retorno”. É um nome que carrega algo de épico pela sua origem e cujo significado condiz com nosso espírito de retornar sempre às nossas origens e influências, e resgatando disso algo novo. Após algumas mudanças de formação, nos estabelecemos em 2009 com a Nienna nos vocais, o Pedro na guitarra, o Marco no baixo e eu na bateria.
  
Formado em 2006 e incluindo algumas mudanças, a banda lançou o ep The Vulture e agora está colocado no mercado o cd Railroad(s). O que a banda espera com esse registro e nos diga em que percentual para a banda se deu a satisfação com o resultado final do Railroad(s) ?

Leandro: O que qualquer banda mais quer é ter sua música ouvida pelas pessoas né. Adoramos o fato de nosso cd ter sido resultado de um projeto colaborativo, via crowdfunding, então ele carrega um pouquinho de cada pessoa que nos ajudou a tornar esse antigo sonho uma realidade. Falando por mim, a satisfação é de 100% (ainda que eu, chato e meio perfeccionista,sempre ache algo que podia ter ficado melhor ;p)

Nienna: Estamos 100% satisfeitos com o resultado do Railroad(s). Espero que ele possa abrir novas portas e ajudar a conquistar novos fãs.

Creio que agora é adequar a agenda e pé na estrada para os shows. Como a banda tem se preparado para essa divulgação e o que já está definido como plano de levar aos bangers esse trabalho?

Leandro: Além de continuar a divulgação online, queremos fazer alguns pocket shows em formato acústico, uma pegada um pouco diferente, mas que permite interagir mais com um público um pouco diferente dos shows tradicionais.  Ah, e claro: gravar o primeiro clipe :)

Nienna: Já tem algum tempo que queremos fazer uma turnê por Minas Gerais. Agora estamos planejando também shows em outros estados. Agora é entrar em contato com produtores, amigos e conciliar datas com a agenda de todos.

 De que forma se dá o processo de criação no trabalho da banda? Tem sido fácil achar tempo para conciliar tudo isso?

Leandro: Em geral as ideias partem de mim ou do Pedro, ultimamente mais dele mesmo e eu entro só com a letra. Mas pros trabalhos futuros esperamos que o Marco e a Nienna também tragam ideias e composições pra gente variar um pouco mais. Tempo é a pior parte...não vivemos disso, e todo mundo tem bastante compromisso extra-banda, mas vamos levando do jeito que dá, mas do melhor jeito possível!

Nienna: Geralmente as coisas começam com algo que o Pedro ou Leandro criaram. Enviamos por email e vamos opinando em algumas coisas. Depois de ter uma idéia melhor, costumamos nos juntar na casa de alguém e vamos no feeling mesmo até sair algo que gostamos.
Nos últimos meses estava mais complicado de trabalhar nesse processo criativo por conta da finalização do CD. Dá um trabaaaaalho. Mas agora vamos voltar pra criação de novas músicas, na medida do possível, porque também temos que manter ritmo de ensaio para os shows.

Como a banda tem visto o cenário nacional em termos de bandas e espaços para os eventos?
 
Leandro: Nacionalmente eu acredito que o cenário tem se fortalecido bastante. Novas bandas vão surgindo,mesmo com a resistência chata e cabeça dura dos bangers que ainda ficam querendo só os famosos de sempre. Me surpreendo cada dia mais com o Shadowside por exemplo, que vai abrindo de novo as portas do metal nacional pro mundo. BH tem muita banda boa também e que merece muito destaque, como a Sacrificed e a Dinnamarque, além dos já veteranos do Silvercrow. E,claro, as várias bandas de metal extremo que brotam daqui aos montes e são sensacionais! hehe

Agradeço a banda pela amizade e o prazer de um trabalho muito bem realizado. Que mensagem final deixam para os que nos acompanham?

Leandro; Apóiem o metal naciona!!! Ouçam novas bandas e parem de idolatrar apenas os dinossauros do metal e do rock que, claro, são e sempre serão fodas e merecem respeito, mas lembrem-se: uma hora eles vão morrer, e vamos precisar de novas bandas sensacionais no mercado ou o metal vai morrer mesmo, vamos viver de banda cover em barzinho de esquina tocando só as clássicas. Precisamos renovar!

https://www.facebook.com/nostoimusic?ref=ts&fref=ts
http://www.reverbnation.com/nostoi
http://www.myspace.com/nostoi

http://www.lastfm.com/nostoi



Nenhum comentário:

Postar um comentário